O governador Jorginho Mello inaugurou nesta quarta-feira, 19, o Centro Integrado de Comando e Controle da Fronteira (CICCF), em Dionísio Cerqueira. O espaço foi totalmente reformado e equipado para garantir a atuação conjunta das Forças de Segurança de Santa Catarina, além da Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Estado da Fazenda, Cidasc, Samu, Vigilância Sanitária, Conselho Estadual de Combate à Pirataria, órgãos federais, ambientais e municipais. O CICCF também permitirá operações integradas com forças policiais do Paraná e da Argentina, reforçando a segurança na região de fronteira.
“A integração das Forças de Segurança é fundamental para o combate ao crime e a proteção das nossas fronteiras. Com esse novo centro, Santa Catarina reforça sua estrutura para agir de maneira rápida e eficiente em operações conjuntas com outros estados e até com a Argentina”, afirmou o governador, Jorginho Mello.
Participaram da cerimônia também o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Fernandes, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano de Souza, e da perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
O CICCF está localizado junto ao 36º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina e conta com salas de operações, administração e reuniões, alojamentos, cozinha e banheiros. A unidade servirá para a gestão de crises em diversas áreas, incluindo Segurança Pública, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.
“Essa estrutura moderna vai potencializar o trabalho das Forças de Segurança, permitindo um monitoramento mais eficiente e ações coordenadas em tempo real. É um grande avanço para o combate à criminalidade na fronteira”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
O investimento total é de quase R$ 3 milhões, distribuídos entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da doação de equipamentos de monitoramento e informática; a Prefeitura de Dionísio Cerqueira, com a reforma das edificações; e a Polícia Militar de Santa Catarina com investimento de na estrutura do CICCF e na reforma do prédio de apoio.
“O início do estado de Santa Catarina está extremamente orgulhoso com mais essa entrega do Governo de Santa Catarina. Nós hoje temos aqui o Centro Integrado de Comandado e Controle, uma parceria de várias mãos que vai trazer muito mais segurança tanto pra nossa fronteira, como para o nosso estado. Obrigado governador Jorginho Mello, o povo de Dionísio Cerqueira, do Paraná e também da Argentina agradecem por esse investimento na nossa fronteira”, acrescentou a prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni.
Fonte: Portal Peperi
Concurso Público reúne 1.595 candidatos neste domingo
Corrida do Soldado reúne mais de mil participantes em São Miguel do Oeste
Oktoberfest terá novidades na programação e ingressos mais acessíveis
Motorista fica preso às ferragens em acidente no interior de São João do Oeste
Morre Manoel Dias, catarinense ex-ministro de Dilma e fundador do PDT
25º Jantar italiano da APAE reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
Aeroporto de São Miguel do Oeste avança em preparativos para retomada de voos regulares
Sorteio define ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito em SC para as Eleições 2026
Assemit terá maior participação no desfile cívico e na 47ª Oktoberfest
Cometa estreia no Catarinense Não-Profissional neste domingo em Palhoça
Retrato Falado resgata trajetória de Noeli Margarida Zucolotto, uma das primeiras professoras de Bandeirante
Curso de locução da Rede Peperi chega ao fim com sete participantes selecionados para integrar atividades da emissora