A queda na geração de empregos com carteira assinada no fim de 2025 já era esperada, mas os números surpreenderam negativamente. A avaliação é do gerente de operações do Sesi Senai do Oeste e Extremo Oeste, Ivanor Finatto, que aponta uma desaceleração mais forte do que o projetado inicialmente.
Em São Miguel do Oeste, apesar do saldo positivo, o desempenho foi o pior dos últimos seis anos. O município fechou 2025 com 266 vagas formais, resultado bem inferior ao de 2024, quando foram criados 797 postos de trabalho, quase três vezes mais.
No cenário estadual, Santa Catarina também registrou desaceleração. Em 2025, foram criados 59.184 empregos com carteira assinada, contra 106.742 vagas abertas no ano anterior.
Durante entrevista ao programa Peperi Entrevista, Finatto explicou que a redução já vinha sendo projetada para o fim do ano, mas ganhou força principalmente em dezembro. Segundo ele, fatores como a incerteza em relação à queda dos juros e da inflação freiam investimentos e, consequentemente, novas contratações.
O gerente do Sesi Senai destacou ainda que o ano eleitoral pode impactar diretamente as decisões das empresas, que tendem a adotar uma postura mais conservadora.
A expectativa, conforme as projeções, é de que o ritmo de contratações volte a crescer após o Carnaval, mas o cenário atual exige atenção. “Os dados mostram que é um momento de cautela”, reforçou Finatto.
Fonte: Portal Peperi
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos em São João do Oeste
Direvo inicia nova fase após 35 anos de história em São Miguel do Oeste
Acampamento Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Iporã do Oeste
Agências da Caixa têm atendimento afetado por greve no Extremo Oeste
Câmara realiza audiência pública sobre áreas de preservação em SMO
Microexplosão provoca estragos em propriedades do interior de São José do Cedro
Liquida Cedro supera expectativas e movimenta comércio durante o fim de semana
Grupo de Cavalarianos e CTG promovem 10º Acampamento Farrapo em SMO
Sindicato Rural de Itapiranga amplia benefícios aos associados
FEMUSMO define classificados da Categoria Estudantil em SMO
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC