O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Departamento de Investigações Criminais de Chapecó, deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 6, a 4ª fase da Operação "Sodalitas Finis".
A operação objetiva o cumprimento 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó, após representação da Polícia Civil e requerimento da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó.
Essa nova fase da operação é resultado da unificação de investigações conduzidas pela PCSC e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que contou com o compartilhamento de dados e cruzamento de informações por ambas as instituições, resultando no fortalecimento das estratégias investigativas e em novas ações de repressão às atividades ilícitas do grupo criminoso.
A operação mobiliza 423 agentes de segurança pública, que estão nas ruas e em unidades prisionais cumprindo as ordens judiciais. A equipe formada para o cumprimento das ordens judiciais conta com a participação de Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, de policiais do GAECO de Santa Catarina e do Paraná, de Policiais Civis, Militares e da Polícia Penal de Santa Catarina, de Bombeiros Militares de Santa Catarina, de Guardas Municipais de Chapecó e de Policiais Civis do Paraná e Rio Grande do Sul.
Além disso, 11 unidades do K9 (cães farejadores: PCSC, PCRS, PCPR, PMSC e GMC), uma aeronave do SAERFRON da Polícia Civil e 146 viaturas estão sendo utilizadas no cumprimento das diligências.
As diligências estão sendo cumpridas de forma simultânea nos municípios de Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, em Santa Catarina, e em Cascavel, no Estado do Paraná.
A ação também conta com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Científica de Santa Catarina.
Com essa nova ofensiva, o MPSC e a PCSC reforçam o compromisso de combater a criminalidade organizada, garantindo segurança à população e continuidade das investigações para identificar novos envolvidos e desarticulação da estrutura criminosa.
Mais informações sobre os resultados da operação serão divulgadas ao longo do dia. A investigação tramita em sigilo.
Resultados das fases anteriores
Desde a 1ª fase da operação, deflagrada em 22 de agosto de 2023, foram intensificadas as ações de repressão à organização criminosa. As fases subsequentes ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 (2ª fase) e 10 de abril de 2024 (3ª fase). Até o final da terceira etapa, 123 pessoas já haviam sido presas em razão da operação "Sodalitas Finis".
Além das prisões, a ação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, bem como uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
Sodalitas Finis
O nome "Sodalitas Finis", ou "o fim do grupo" foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Fonte: Portal Peperi
IX Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e discute avanços no atendimento em São Miguel do Oeste
Juarez Júnior confirma participação como case local no Summit Empresarial CDL 2026
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO