Fundesa garante indenização no abate sanitário de gado

Por Ricardo do Nascimento, Itapiranga

Compartilhar
Fundesa garante indenização no abate sanitário de gado
Foto: Ricardo Orso/Rede Peperi

O Fundo de Sanidade Animal garante segurança para produtores que precisam abater animais com doenças previstas no controle sanitário oficial. A demanda regional teve pico nos anos de 2022 e 2023, com grande número de indenizações devido a mudanças no controle de brucelose e tuberculose.

Conforme o Gestor Regional da Cidasc, Diogo Gadotti, o Fundesa possui recursos oriundos de taxas pagas nas vias de trânsito animal, além de contribuições de sindicato de indústrias de leite e carne. O programa contempla rebanhos bovinos, além de suínos, aves, equinos e outras espécies de produção, auxiliando produtores no controle e erradicação de doenças animais.

A Cidasc mantém fiscalização constante para sanidade dos rebanhos da região, mesmo com redução de focos de doenças. “As ações buscam manter o status sanitário catarinense” afirma o Gestor Regional, Diogo Gadotti.

O programa de indenização repassa aos produtores metade do valor do quilo que o produtor receberia no dia de carregamento. Segundo ele, mesmo doente, o animal deve continuar sendo bem cuidado, respeitando as normas de bem-estar, para que o produtor tenha indenização maior com o abate.

O Gestor explica ainda que o processo completo, desde a anexação de exames, encaminhamento e o valor chegar ao produtor, dura aproximadamente três meses.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi