O VI Fórum Oeste Catarinense do Leite (Focaleite) será realizado no dia 2 de junho no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf), em Chapecó. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever pela internet.
Promovido em comemoração ao Dia Mundial do Leite, o evento terá como tema “Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Leite”. A programação vai abordar estratégias de manejo e alimentação animal para ampliar a produção leiteira, reduzir custos e minimizar impactos ambientais.
O fórum promovido pela Epagri, com apoio do governo catarinense e Fapesc, é voltado a técnicos, pesquisadores, produtores rurais, estudantes e demais interessados em discutir um dos segmentos mais importantes da economia catarinense. Conforme dados do IBGE, o Oeste de Santa Catarina está entre as três maiores bacias leiteiras do Brasil.
A programação inicia às 8h30 com a palestra “Manejo eficiente de pastagens de estação quente”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Leandro Bittencourt de Oliveira. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Diego Bitencourt de David, falará sobre “Ajustes de dieta para animais em lactação em pastagens estivais”.
No período da tarde, a programação recomeça às 14 horas com as palestras “Nutrição e manejo de terneiras e novilhas a pasto” e “Efeitos da dieta na composição e qualidade nutracêutica do leite”, conduzidas por Cristiane Tomaluski e Dimas de Oliveira.
Governo de SC assina decreto de alerta climático e reforça investimentos em ações de prevenção
Mulher é presa por tráfico de drogas em Mondaí dois dias após primeira ocorrência
Fórum do leite em Chapecó vai discutir inovação e sustentabilidade no setor
Motorista é preso com cocaína após fuga e perseguição na BR-282 em Chapecó
Inscrições para o Santa Catarina Canta 2026 são prorrogadas até esta quarta-feira
Governo e Câmara têm ao menos três pontos de divergência para fim da 6x1
Anvisa suspende venda de anti-inflamatórios e remédios de colesterol
Bolsa Família antecipa calendário e 217 municípios recebem pagamentos antes do previsto
Zema afirma que tentou ligar para Flávio sobre Master: “Não recebi retorno”
Prefeitos de SC são alvos de operação contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro
Acidente entre carro e caminhão é registrado na SC-160, em Saltinho
Residência é alvo de furto no bairro São Cristóvão, em Campo Erê