A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) concluiu o ciclo de reuniões regionais com agricultores em várias regiões do estado. Ao todo, foram realizados 16 encontros, incluindo uma etapa no Extremo Oeste, reunindo produtores, lideranças sindicais e representantes da agricultura familiar.
Segundo o presidente da Fetaesc, Valter Dresch, um dos principais objetivos da mobilização foi fortalecer a atuação dos sindicatos rurais na defesa dos interesses dos agricultores familiares. Ele destacou que existe uma tentativa de enfraquecimento do movimento sindical, mas reforçou que as entidades continuam sendo fundamentais para garantir direitos e avanços ao setor.
Durante os encontros, a Federação também debateu as propostas que irão compor as reivindicações para o Plano Safra 2026/2027. Entre os principais pontos defendidos pelos sindicatos ligados à Fetaesc estão o aumento dos recursos para custeio e investimento da agricultura familiar, além da redução das taxas de juros para financiamento rural.
Valter Dresch afirmou que a pauta já foi encaminhada à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e protocolada junto ao governo federal. Ele ressaltou que é fundamental que os governos federal e estadual reconheçam a importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social do país.
Outro tema que gerou debate nos encontros foi a suspensão do programa estadual de georreferenciamento de propriedades rurais. O governo do estado interrompeu o programa após relatos de inconsistências nos levantamentos realizados pela empresa responsável pelas medições.
Para o presidente da Fetaesc, o problema demonstra falta de atenção do poder público às demandas dos agricultores e das entidades representativas do setor rural.
Semana do MEI terá programação gratuita em seis municípios do Extremo Oeste
Lula decreta novas regras para big techs atuarem no Brasil; entenda
Fetaesc encerra ciclo de encontros regionais e reforça defesa da agricultura familiar
São Miguel já aplicou 6,7 mil doses contra a gripe e procura por vacina aumenta
Segundo seminário sobre saúde mental reúne profissionais de três estados em São Miguel do Oeste
ONG alerta para cuidados com animais domésticos no período de frio
Casa de madeira é destruída por incêndio no interior de Riqueza
Adolescente é flagrado com veículo adulterado no centro de SMO
Colegiado de Turismo da AMEOSC se reúne e participa do 1º Encontro do PRDT Caminhos da Fronteira
Em crise, fabricante do Banco Imobiliário e de boneca rival da Barbie pede recuperação judicial
Nova lista surpreende e revela quais as melhores cidades de SC para morar em 2026
Ciro Gomes é condenado por violência política de gênero após chamar prefeita de “cortesã”