O ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, Gilson Machado, foi preso nesta sexta-feira, 13, em Recife (PE), pela PF (Polícia Federal). Ele é suspeito de tentar emitir um passaporte português em nome do tenente-coronel Mauro Cid.
Além disso, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal e depõe às 11h na sede da corporação, em Brasília. Inicialmente, havia um mandado de prisão contra o militar, mas a medida foi revogada, conforme apurou o R7.
Cid é um dos réus na ação que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a tentativa de golpe de Estado. O R7 entrou em contato com as defesas dos citados e aguarda resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
Na segunda-feira (9), a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu a abertura de um inquérito para que Machado fosse investigado por obstruir investigações. Na peça, o órgão também requer que medidas cautelares de busca e apreensão sejam cumpridas e a retirada do sigilo de dados telemáticos e telefônicos.
Segundo a PGR, a PF tem informações de que Gilson Machado teria agido no mês passado para conseguir um passaporte português para o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Mauro Cid. As investigações apontam que a medida seria para “para viabilizar evasão do país [...] com o objetivo de se furtar à aplicação da lei penal, tendo em vista a proximidade do encerramento da instrução processual”.
O ex-ministro não conseguiu tirar o passaporte estrangeiro, mas a PGR justifica a necessidade da investigação levantando a possibilidade “que ele [Machado] busque alternativas junto a outras embaixadas e consulados com o mesmo objetivo”.
Gilson Machado chegou a ser nomeado pelo ex-presidente Bolsonaro como uma das testemunhas de defesa na investigação que apura um suposto golpe de Estado, mas foi liberado de prestar depoimento pela própria defesa.
Fonte: Portal Peperi
Lideranças do PL descartam acordo e defendem impeachment de Alexandre de Moraes
Capacitações geram permanência de jovens no agronegócio, diz Epagri
Everaldo Di Berti descarta retorno ao Governo de SC após eleição
PRF apreende mais de 100 itens entre medicamentos e anabolizantes em Xanxerê
Polícia Civil prende homem investigado por tentativa de feminicídio, tortura e cárcere privado em São Bernardino
São Miguel do Oeste apresenta Plano Municipal de Turismo
Biblioteca de São José do Cedro reúne acervo para todas as idades e também abriga museu municipal
Bierwagens da 47ª Oktoberfest iniciam nesta quarta-feira em Itapiranga
Fernando Will avalia resultado das eleições e projeta novas parcerias para São José do Cedro
FEMUSMO começa nesta quarta em SMO com mais de 100 apresentações
Corpo de Bombeiros de Itapiranga recebe três novos militares
Mais de 33 milhões de eleitores não foram às urnas no último domingo no Brasil