Ex-governadores de SC não conseguem se eleger nas eleições de 2026

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Ex-governadores de SC não conseguem se eleger nas eleições de 2026

Os ex-governadores de Santa Catarina Esperidião Amin, Carlos Moisés e Raimundo Colombo disputaram as eleições de 2026, mas nenhum deles conseguiu se eleger no pleito realizado no último domingo, 4.

Esperidião Amin, do Progressistas, buscava a reeleição para o Senado. Ele recebeu 1.233.034 votos, equivalente a 15,31% do total, e terminou a disputa na terceira colocação.

As duas vagas catarinenses no Senado ficaram com Carol de Toni e Carlos Bolsonaro, ambos do PL.

Carlos Moisés, que governou Santa Catarina entre 2019 e 2023, concorreu a deputado federal pelo União Brasil. Ele recebeu 33.712 votos e ficou na lista de suplentes.

A ex-vice-governadora de Moisés, Daniela Reinehr, do PL, conseguiu se eleger para a Câmara dos Deputados.

Já Raimundo Colombo, do PSD, recebeu 54.545 votos na disputa para deputado federal ficou como suplente.

Colombo governou Santa Catarina por dois mandatos e já havia tentado uma vaga no Senado em 2018 e 2022, sem conseguir se eleger.

Segundo análise do professor de administração pública da Udesc Daniel Pinheiro, fatores como o afastamento dos ex-governadores dos principais espaços políticos e o fortalecimento da polarização nacional contribuíram para o desempenho eleitoral dos três candidatos.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi