A falta de chuva já traz prejuízos para o meio rural e preocupa o setor produtivo de Santa Catarina. Desde junho de 2019, o estado vem passando por uma estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos sete anos. Quase todas as regiões do Estado estão com déficits acumulados, nos últimos doze meses, superiores a 500mm.
Segundo Meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Levien Correa, o déficit
de chuvas no último mês de março foi superior a 100mm em praticamente
todo o Estado (Figura 1) e a previsão para os próximos 5 e 15 dias,
mostra que não haverá chuvas significativas até o final do mês de abril
para reverter o quadro de estiagem no Estado.

Desse modo, a situação hidrológica no Estado é preocupante. De acordo com o pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, 25 estações de acompanhamento hidrológico situação de Estiagem, sendo 12 em situação de EMERGÊNCIA, 7 em situação de ALERTA e 6 em situação de ATENÇÃO. Ou seja, os níveis dos rios estão críticos para o atendimento das necessidades hídricas do setor produtivo.
Esse cenário atual da estiagem em Santa Catarina foi apresentado, por meio de vídeo conferencia, no último dia 22 de abril, para as lideranças do setor produtivo. Entre os presentes estavam o Secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, o Secretário Adjunto de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Diretores, Gerentes regionais e técnicos da Epagri, Presidente da CASAN, Presidente da FAESC, Presidente do SINDILEITE, Diretor Superintendente da OCESC, Diretor Executivo da FECOAGRO.
Fonte: Portal Peperi
Colisão frontal seguida de capotamento é registrada na BR-283, em Guatambu
Vendaval provoca destelhamentos e danos em Chapecó; rajadas de vento chegaram a 100 km/h
Fernando Will defende aproximação entre partidos para ampliar projetos em São José do Cedro
Caminhos da Fé une espiritualidade, atividade física e natureza em São José do Cedro
35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida será realizada nesta segunda em SMO
Feira Livre de SMO celebra 40 anos com programação especial
Oeste garante 20% das cadeiras da Alesc com oito deputados eleitos
Soberanas da Oktoberfest de Itapiranga visitam Rádio Cedro
PSD lamenta dispersão de votos para candidatos de outras regiões em SMO
TSE anula votos de Garotinho e Ruas deve vencer governo do RJ no primeiro turno
PRF reforça fiscalização nas rodovias de SC durante feriado de Nossa Senhora Aparecida
Acidente com carro deixa motociclista ferido na Willy Barth, em São Miguel do Oeste