A Escola Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste está promovendo uma série de júris simulados sobre direitos humanos. O professor de sociologia do educandário, Ilton Vogt, destaca que o projeto já é realizado há vários anos e tem o objetivo de desafiar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio a buscarem uma temática, especialmente relacionada ao artigo quinto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que trata sobre o direito à vida.
O professor explica que após a escolha da temática, os alunos fazem uma investigação sobre como acontece a violação dos direitos humanos em todos os países do mundo em correlação ao Brasil e muitas vezes se deparam com situações em que o Brasil puxa o ranking de casos como feminicídios, homofobia e aborto.
Um dos júris que foi realizado na manhã da última segunda-feira, 20, se baseou na violência escolar e julgou o homicídio de um professor. Ilton Vogt destaca que a escolha do tema pelos alunos se deu em função da chacina em uma creche de Saudades, que comoveu todo o Brasil há pouco mais de um ano. O professor pontua que o júri simulado proporciona ótimos aprendizados aos alunos que precisam atuar na condição de juízes, testemunhas, réus, acusadores e defensores, desenvolvendo habilidades de comunicação oral e realizando pesquisas aprofundadas sobre as questões relacionadas ao crime em julgamento.
Com isso, os alunos adquirem amadurecimento para a vida adulta, bem como discutem a história e a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, após a Segunda Guerra Mundial.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado