O Programa Protetor Ambiental Rural, o PROA Rural, é uma iniciativa do Comando de Polícia Militar Ambiental desenvolvida em parceria com o Sistema FAESC/SENAR. Nesta sexta-feira, 3, o comando regional da PMA estará em Itapiranga para reunião com o Sindicato dos Produtores Rurais. O objetivo é uma aproximação com o produtor rural para mudar a imagem que a Polícia Ambiental serve para fazer autuações.
O Comandante do pelotão da PMA de São Miguel do Oeste, Capitão Alcenir Minusculi, destaca que já existe a Rede Rural de Segurança, desenvolvida pela Polícia Militar. O PROA Rural vai promover integração, aproxima instituições e fortalece a consciência ambiental nas comunidades rurais.
O programa representa um modelo moderno de atuação preventiva e educativa, voltado à disseminação de conhecimentos sobre legislação ambiental, práticas sustentáveis e preservação dos recursos naturais. As reuniões serão feitas com sindicatos de Palmitos, Campo Erê, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira e São José do Cedro.
De acordo com Alcenir Minuscoli, desta forma a Policia Ambiental vai abranger os 33 municípios do Pelotão de São Miguel do Oeste. Após as reuniões a Polícia Militar Ambiental inicia os trabalhos. O Comandante salienta que já está ocorrendo a Operação Campo Seguro com intensificação das fiscalizações e barreiras educativas. Incluindo o município de Itapiranga que teve ampliação do policiamento preventivo.
“Inspirado no tradicional Programa Protetor Ambiental, que há anos forma jovens multiplicadores de boas práticas ambientais, o PROA Rural amplia esse trabalho ao envolver diretamente produtores, trabalhadores rurais, crianças e adolescentes” explica.
Segundo Minusculi, por meio de atividades teóricas e práticas, será possível contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação da fauna, da flora e dos recursos naturais que sustentam a atividade agropecuária.
Ele ressalta a importância da parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, a FAESC, no trabalhando lado a lado com a Polícia Militar Ambiental em iniciativas que promovam segurança, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
FACISC entrega prioridades do Extremo Oeste a candidatos em setembro
Estudante de Medicina Veterinária realiza estágio nos Estados Unidos e relata experiência
Princesa cria programa de saúde em horário alternativo para atender trabalhadores
Agressor é preso ao ser encontrado dentro do armário da ex em SC
Cinco cidades do Extremo-oeste vão receber eletropostos para veículos elétricos neste ano
Correios criam serviço para entregar no Brasil compras feitas no Paraguai
SC cria plano para atuação em enchentes, estiagens e temporais
CTGs recebem aumento de alunos para danças tradicionalistas na região
Câmara de São José do Cedro aprova projetos em regime de urgência
Obra do novo Fórum de São José do Cedro avança para o segundo pavimento
Operação cumpre 39 ordens judiciais contra suspeitos de integrar facção no Oeste
Paraíso alcança nota 7,2 no Ideb e registra avanço de 12,5%