Na terça-feira, dia 21, foi comemorado o Dia da Árvore e nesta quarta, 22, iniciou a primavera. Não muito comum na região, a corticeira da serra é uma espécie de árvore que chama muita atenção, principalmente nesta época do ano, em que demonstra toda sua beleza através das floradas.
De acordo com o engenheiro agrônomo de Iporã do Oeste, Marcos Pohlmann, a corticeira existe desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, inclusive em países vizinhos do Sul brasileiro, como Paraguai e Uruguai. A corticeira da serra pertence à família das leguminosas, a mesma do feijão, tanto que sua vagem e sementes são parecidas com o feijão, embora o porte chegue entre 30 a 35 metros.
O engenheiro agrônomo pontua que ela é utilizada na construção civil, para fazer caixarias, tabuados e também pode servir como boia para pescaria ou canoas, em função da sua leveza. A corticeira também possuiu propriedades medicinais e é muito usada pelos indígenas, para produzir o chá da casca, para tosse, onde fazem bochecho contra infecções na boca. O chá da casca também combate doenças no fígado, hepatite, dores musculares, dor de dente, bexiga, hemorróidas, e também em função das folhas, é muito utilizada no período da menopausa.
A florada da corticeira atrai muitos pássaros, tendo o beija-flor como seu principal polinizador. Segundo Pohlmann, ela também é uma árvore com característica melífera, pois atrai muitas abelhas. A floração vai de setembro até novembro, e a frutificação, quando as sementes estarão prontas para germinar, é de dezembro até abril.
O engenheiro agrônomo de Iporã do Oeste lembra ainda que a casca da árvore possui um produto utilizado pelos indígenas para entorpecer peixes, de modo a facilitar a captura. Devido ao crescimento rápido, a corticeira também pode ser usada na recuperação de áreas degradadas e para a questão ornamental.
Marcos Pohlmann salienta que é possível obter as mudas em alguns viveiros, embora com um pouco de dificuldade. Em Iporã do Oeste, cerca de 20 foram plantadas no ano passado, na área da FAIC, e segundo o engenheiro agrônomo, daqui há alguns anos haverá flores de corticeira na cidade.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã