O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina, o Detran-SC, estabeleceu novas regras para o registro e controle das aulas práticas de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. A medida prevê identificação biométrica, geolocalização e acompanhamento dos dados da aula como forma de combater fraudes e as chamadas “aulas fantasmas”.
A nova regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, dia nove. Pelo sistema, candidato e instrutor deverão ser identificados por biometria antes da atividade. Também serão registrados dados do veículo, horários de início e término da aula, duração, local, geolocalização e quilometragem inicial e final.
De acordo com a nova regra do Detran-SC, registros que apresentarem inconsistências, divergências ou indícios de irregularidades poderão ser bloqueados preventivamente e encaminhados para auditoria. Caso seja constatada fraude, a aula poderá ser invalidada e não contará para o processo de habilitação.
A portaria também regulamenta a realização de aulas com instrutores autônomos, além dos profissionais vinculados a autoescolas, Centros de Formação de Condutores, Escolas Públicas de Trânsito e demais órgãos autorizados. As atividades práticas somente poderão começar após a emissão da Licença de Aprendizagem, disponibilizada de forma digital pelos canais oficiais.
Para candidatos às categorias A ou B, a regulamentação estabelece carga horária prática mínima de duas horas, que poderá ser cumprida de forma contínua ou fracionada. Já para as categorias C, D e E, a carga mínima será de dez horas e as aulas deverão ser realizadas por instituições autorizadas, sem possibilidade de contratação de instrutor autônomo.
No caso da Autorização para Conduzir Ciclomotor, a ACC, as aulas práticas ficam dispensadas. O candidato poderá realizá-las de forma facultativa.
Fonte: NSC Total
Adolescente baleado por amigo em Chapecó deixa UTI e apresenta quadro estável
Pedra de 50 quilos cai de caminhão e deixa motorista gravemente ferida em SC
Polícia Militar cumpre seis mandados de prisão na região de São Lourenço do Oeste
Casal é encaminhado à delegacia após briga com lesões em São Lourenço do Oeste
Chuva provoca alagamentos em três pontos de Guaraciaba
Detran-SC adota biometria e geolocalização para combater "aulas fantasmas" na CNH
Casa é atingida por alagamento no bairro São Cristóvão, em São José do Cedro
São João do Oeste apresenta diagnóstico da educação neste mês e visa avançar em Plano Municipal
Decoração de Natal começa s ser instalada nesta semana em SMO
Inscrições para o Natal Solidário seguem até 30 de outubro em SMO
Justiça Eleitoral avalia primeiro turno como tranquilo na região e prepara segundo turno
Chuvas provocam deslizamentos e danificam estradas do interior de São José do Cedro