O governo de Descanso vai realocar as famílias indígenas que residem atualmente na área industrial do município. A informação é do prefeito, Sadi Bonamigo. O anúncio ocorreu recentemente após reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio e da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Membros da Administração e o procurador da República também participaram do momento de conversa.
Conforme Bonamigo, a ideia é que os indígenas se instalem em uma área de terra de aproximadamente 10 mil m², em um espaço que fica às margens da SC- 496 na saída para o município de Belmonte.
Ele afirmou que a Funai vai ficar responsável pelo envio de sete kits moradias aos indígenas de Descanso. O órgão também vai cuidar da contratação de mão de obra para a construção das casas. Já o Sesai, vai entregar louças de banheiro, conjuntos de fossa e filtro, além de demais materiais necessários para a instalação dos banheiros.
Bonamigo destacou que caberá ao município de Descanso a preparação da área de terra, instalação de energia elétrica e de rede de água. O governo também terá que fazer a construção dos banheiros e do sistema de esgoto completo para as novas moradias.
O prefeito projetou que os indígenas devem ser realocados até o mês de novembro deste ano. Ele comentou que a partir desse novo espaço os indígenas terão um espaço digno para residir.
Bonamigo garantiu que após a instalação, o governo vai continuar prestando todo o suporte necessário para que os mesmos possam retomar suas atividades na agricultura e no artesanato. Ele lembrou que o município está em busca de recursos para que um pavilhão de uso coletivo seja construído na nova área, possibilitando que os índios possam realizar suas atividades.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho