O município de Descanso iniciou nesta semana um trabalho em algumas localidades tanto da cidade quanto do interior.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, trata-se de uma ação desenvolvida pelas secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo e Desenvolvimento Econômico e também com a Vigilância Sanitária, onde juntos elaboraram um questionário visando diagnosticar a situação do esgoto sanitário e também das calçadas existentes em Descanso.
Segundo ele, a ideia da ação surgiu após uma audiência realizada em Brasília no mês de agosto deste ano, junto à Fundação Nacional da Saúde e ao Ministério das Cidades e explicou que o objetivo é acessar recursos federais para a construção de um programa que subsidie ações voltadas ao esgotamento sanitário e melhorias nas calçadas públicas.
Para ele, essa situação é grave e vem sendo enfrentada pela maioria dos municípios da região Extremo-Oeste catarinense, fazendo com que a falta de sistemas adequados de tratamento ocasione o acúmulo de dejetos humanos dentro de rios e córregos, causando grande impacto ambiental.
Conforme Paulo Lauxen, essas questões demonstram que é necessário encontrar meios para auxiliar as famílias a resolverem as situações irregulares e tudo isso será possível a partir do questionário, onde haverá a possibilidade de criar um projeto visando a busca dos recursos necessários para tais ações em Descanso.
Ele disse que esse trabalho será desenvolvido com famílias de cinco localidades, abrangendo dessa forma todas as residentes no perímetro urbano e nas Linhas Cruzinhas e Campinas e nos Distritos de Itajubá e São Valentim, sendo que a ação já iniciou na última terça-feira, 17, após uma reunião com os agentes de saúde, que serão os responsáveis por fazer as perguntas aos moradores.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso chamou atenção para que as pessoas respondam corretamente o questionário, haja visto que ele será a base para elaboração do projeto que vai trazer recursos para a regularização dos sistemas de esgotamento sanitário e das calçadas.
Lauxen esclareceu que o trabalho deve ser concluído até o dia 10 de novembro e o projeto finalizado e encaminhado para Brasília até o final do mês que vem.
Fonte: Portal Peperi
Homem é baleado e adolescente agredido no Alto São Mateus; no "Chalito”
Polícia Militar realiza projeto “Mobilidade Consciente” em escolas de São Miguel do Oeste
Polícia Militar Ambiental inicia atividades em três escolas de Itapiranga
Câmara Mirim de Itapiranga elege Mesa Diretora
Justiça arquiva definitivamente o caso por falta de provas após pedido do MPSC
Anvisa mantém suspensão de produtos da Ypê e diz que riscos sanitários “não foram superados”
Administração Municipal realiza mudanças no secretariado em Guaraciaba
Grêmio vence Confiança fora de casa e avança na Copa do Brasil com placar agregado de 5 a 0
Arcebispo começa Visita Pastoral em São João do Oeste
Deputado protocola pedido de CPI na Alesc para investigar morte do cão Orelha
Idosos terão semana de festividades para comemorar 100 anos de Porto Novo
‘Concordo integralmente com manifestação de Flávio’, diz governador de SC