Santa Catarina poderá ter um cadastro estadual de pedófilos e agressores sexuais. Os deputados estaduais aprovaram em plenário, nesta quarta-feira (30) o projeto de Lei, PL 115/2024, que prevê a criação do cadastro, como forma de evitar ou inibir estes crimes e também de facilitar o monitoramento e prevenção pelas autoridades policiais e conselhos tutelares.
“Esta iniciativa é uma grande contribuição da Assembleia Legislativa para a sociedade catarinense. Infelizmente nosso estado amarga uma das piores posições no país, com cerca de 6 mil crianças abusadas todos os anos. É nosso dever, enquanto parlamentares, apresentar melhorias para a preservação da vida e da dignidade de nossas crianças e adolescentes”, destaca o autor da proposta, deputado Carlos Humberto (PL).
O texto aprovado em plenário estabelece que o cadastro conterá informações relativas somente às pessoas que tenham contra si decisão transitada em julgado em processos de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes e de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tenham conotação sexual.
O cadastro ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e deverá conter dados, como, informações pessoais, fotografia recente, local em que o crime foi praticado e breve resumo dos fatos que levaram à inscrição do criminoso no Cadastro Estadual, com número do processo judicial.
Deverão ter acesso ao cadastro as polícias Civil e Militar, os Conselhos Tutelares, os membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, e outras autoridades que justifiquem a necessidade do acesso às informações, resguardado o sigilo das investigações policiais.
Os cidadãos poderão ter acesso somente ao nome e à foto das pessoas cadastradas até o cumprimento integral da pena, e também resguardado o sigilo previsto na lei.
O projeto segue para a sanção do governador do Estado.
Teste do Olhinho
Outro projeto aprovado em plenário, o PL 114/2023, institui a realização do Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) em recém-nascidos, pelas maternidades e hospitais públicos e privados em Santa Catarina.
O teste detecta o retinoblastoma, que é o tipo de câncer dos olhos mais comum na infância. O autor da proposta, deputado Sérgio Guimarães (União), justifica que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o sucesso no manejo do retinoblastoma depende da capacidade de detecção da doença enquanto ainda é intraocular, por isso, a importância do diagnóstico precoce.
A matéria foi aprovada com emenda substitutiva global e determina que o Teste do olhinho seja realizado nas primeiras 72h após o nascimento do bebê, na unidade de saúde em que foi realizado o parto. O exame dever ser repetido aos 4, 6 e 12 meses nas unidades de atenção básica de saúde; e, em consulta especializada, aos 2 e 3 anos de idade.
Em caso de diagnóstico de retinoblastoma, os pais ou responsáveis devem ser comunicados imediatamente e a criança encaminhada para o devido tratamento.
A Secretaria de Estado de Saúde poderá firmar convênios com entidades públicas e particulares para dar maior alcance ao cumprimento da lei.
A iniciativa segue para a sanção do governador, para virar lei em Santa Catarina.
Fonte: Portal Peperi
Identificado jovem que morreu ao sofrer choque elétrico no interior de Barra Bonita
Rádio Itapiranga completa 63 anos de atividades
Jovem morre ao sofrer choque elétrico no interior de Barra Bonita
Homem sofre choque elétrico e mobiliza helicóptero do SAER em Barra Bonita
Programa Viva Bem do Hospital Regional destaca a nova Unidade de Terapia Intensiva
Prefeitura encaminha à Câmara projeto que cria o programa Valoriza Comunidade em SMO
Acidente entre carro e moto deixa dois jovens gravemente feridos na SC-492
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha