Os registros dos casos de violência em escolas saltaram em 50% no ano de 2023. Pouco mais de 6,3 mil ocorrências registradas nos nove primeiros meses de 2022, subiram para 9.530, neste ano, segundo dados do MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania). Santa Catarina teve um ataque em uma creche de Blumenau no mês de abril.
Violência nas escolas
Os números da violência foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo MDHC após a finalização de uma campanha que celebrou o papel dos professores de instituições brasileiras.
Os dados recolhidos levaram em consideração denúncias de violência em berçários, creches e instituições escolares, além de outros tipos de violação aos direitos humanos.
Ao todo, foram 9.530 chamados feitos pelo Disque 100, contendo 50.186 violações de direitos, número considerado 143,5% maior que os mesmos meses em 2022.
Entre janeiro e setembro de 2022, as ocorrências envolveram 20.605 violações.
Ataque em creche de Blumenau matou 4 crianças
No dia 5 de abril, a Creche Cantinho Bom Pastor, no bairro da Velha, foi alvo de um ataque que matou quatro crianças e deixou outras cinco feridas.
O acusado, de 25 anos, pulou o muro da instituição e agrediu as crianças com uma machadinha. Ele se entregou à polícia logo após cometer o crime.
As testemunhas do ataque começaram a ser ouvidas pela Justiça no início do mês passado.
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) solicitou que o réu seja julgado pelo Tribunal do Júri por quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio, com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa das vítimas – todas crianças entre quatro e cinco anos – e com agravante dos crimes terem sido praticados contra menores de 14 anos.
O ND+ não irá publicar os nomes do autor e das vítimas do ataque, assim como imagens explícitas do crime. A decisão editorial foi feita em respeito às famílias e ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), também para não compactuar com o protagonismo de criminosos.
Fonte: Portal Peperi
Sumaré é campeão da Série Ouro da Taça Amizade de Itapiranga
Vasco vence nos pênaltis e conquista o título Municipal Master em São Miguel do Oeste
Homem é preso por tráfico de drogas durante operação policial em Maravilha
PM prende quatro pessoas pro tráfico de drogas em Cunha Porã
Princípio de incêndio em residência mobiliza bombeiros em Barracão
Motorista fica ferido após saída de pista seguida de capotamento na BR-282, em Xanxerê
Homem é preso após agredir companheira e tentar incendiar policial no interior de Itapiranga
Motorista é preso por embriaguez após acidente com camionete em São Miguel do Oeste
Emanuel e Giovanna são escolhidos par infantil Fritz e Frida 2026
Cometa é campeão do Estadual de Amadores Fase Oeste
Festival do Cooperativismo movimenta Praça Walnir Bottaro Daniel neste sábado em São Miguel do Oeste
Previsões de intensas chuvas causam preocupação no setor de turismo de Itapiranga