Santa Catarina segue no topo dos estados com mais crimes virtuais, somando 64.482 casos em 2023. O delegado Lucas Almeida, que atua também em São Miguel do Oeste, alerta para o “golpe do Botafogo”, uma nova modalidade onde criminosos usam dados pessoais para extorquir vítimas.
Com informações de vazamentos anteriores, criminosos entram em contato e convencem vítimas de que estão sendo cobradas por uma facção criminosa por, supostamente, terem feito denúncias.
“Os criminosos se aproveitam desses dados e inventam que a pessoa denunciou o tráfico. A vítima, assustada, faz o Pix”, explica Almeida. Ele acrescenta que é essencial bloquear números suspeitos e nunca fazer transferências.
O delegado alerta que idosos e pessoas que ficam mais tempo em casa, especialmente após a pandemia, são os mais vulneráveis. Ele destaca que a polícia vem promovendo campanhas de conscientização, mas reitera que o melhor é a prevenção.
Almeida orienta que a melhor forma de evitar o golpe é bloquear contatos suspeitos e nunca dialogar com os criminosos. “Se você der conversa, acaba caindo no golpe. E uma vez feito o pagamento, não tem volta. O dinheiro vai embora e eles sacam no mesmo momento”, ressalta o delegado, que também tem realizado palestras em escolas e para o público idoso.
Fonte: Portal Peperi
Governador assina convênio de R$ 16 milhões para obras em Itapiranga
Jorginho Mello recebe título de Doutor Honoris Causa da Uceff
Dois homens são presos com maconha durante ação policial em Iporã do Oeste
Plano Municipal de Turismo de São Miguel do Oeste avança após realização do terceiro seminário
Novo delegado destaca transparência e aproximação com a comunidade em São José do Cedro
Campo Erê reúne especialistas em seminário sobre combate ao caruru gigante
Defesa de casal condenado por tráfico de drogas em Itapiranga emite nota de esclarecimento
Inscrições para categoria estudantil do FEMUSMO estão abertas em SMO
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Itapiranga
Produtores buscam alternativa após abandonar projeto de biogás em Itapiranga
Goleiro do Operário-PR participa de campanha solidária para adolescente com leucemia em Itapiranga
Justiça libera R$ 2,5 bilhões para pagamento de atrasados do INSS