Nesta terça-feira, 26, completou uma semana desde quando a fronteira entre Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen reabriu para o fluxo de pessoas. A reabertura ocorreu na terça, dia 19, depois que a passagem estava proibida para turismo há quase dois anos devido a pandemia do coronavírus. Contudo, há uma adesão baixa devido a exigência da apresentação do teste de PCR negativo - para moradores não fronteiriços - que possui alto custo, cerca de R$ 150 no Brasil, mas que deve ser apresentado na aduana.
O delegado da Polícia Federal em Dionísio, Jean Helfenstein explicou que o governo de Misiones deixou de exigir o teste de PCR para travessia, porém, isso é válido apenas para moradores das cidades fronteiriças como Dionísio, Barracão e Bom Jesus do Sul. Mesmo com essa medida adotada pela Argentina, o delegado destacou que isso não solucionou o baixo fluxo na fronteira. O doutor acredita que a passagem de turistas deve aumentar depois da flexibilização geral das regras para toda a população. Helfenstein ainda lembrou que a população de todos os municípios podem atravessar a fronteira entre Dionísio e Irigoyen, desde que apresentem as documentações necessárias.
Para moradores das cidades não fronteiriças, vários documentos devem ser reunidos antes de ir até o país vizinho. O delegado da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, Jean Helfenstein citou que foi a Irigoyen, e entre os documentos exigidos estavam: comprovante de residência, documentos pessoais e do veículo. A CNH não vale como comprovante pessoal, apenas para comprovar que o motorista está habilitado para dirigir. Além destes, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose aplicada a mais de 15 dias.
Ao chegar na aduana também é necessário realizar um teste rápido de antígeno gratuito antes de ingressar em Bernardo de Irigoyen. Para moradores de outras regiões é necessário o teste de PCR negativo de até três dias, como também preencher um formulário no site do governo argentino - clique. Jean também relatou que não há uma previsão para flexibilizar as regras para moradores de outras regiões, o que se aguarda é o avanço da vacinação da população argentina contra a Covid-19. A informação extraoficial é que depois do dia 1º de novembro estas regras sejam flexibilizadas.
A fronteira fica aberta entre às 8h e às 18h, sendo vetada a entrada de pessoas no período noturno.
Fonte: Portal Peperi
Veículo é alvo de furto no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste
Palestras em escolas debatem assuntos indicados pelas famílias de Itapiranga
Após atropelamento, prefeitura retira vegetação e estuda rótula em cruzamento
Pastoral da Criança promove arrecadações de roupas para mais de 1,2 mil crianças em São Miguel do Oeste
Agro de SC bate R$ 74,9 bilhões em 2025 e cresce 15%, mesmo com alta nos custos
Vereadora Ana Flávia solicita informações detalhadas sobre a rede de saúde de SMO
Magno Malta é hospitalizado às pressas após sofrer mal súbito no Senado
Populares impedem furto de moto e homem acaba preso em SMO
Grêmio empata sem gols com Palestino fora de casa pela Sul-Americana
Delegado relata desafio no combate ao crime com efetivo reduzido
Prefeitura autoriza novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste tem 163 armadilhas contra o Aedes aegypti