A Defesa Civil realizou neste domingo, 18, simulados de desastres naturais em mais de 230 municípios de Santa Catarina. Em São Miguel do Oeste não foi diferente.
O exercício teve início por volta das 7h, na Rua Almirante Tamandaré, onde foi montado um cenário para simular uma microexplosão com queda de postes de energia e vítimas. A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Prefeitura Municipal, Polícia Penal, Dease, Celesc e outros órgãos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Willian Lanza, as equipes receberam o chamado como se fosse uma ocorrência real, sendo mobilizadas de forma imediata para o atendimento.
Em entrevista à Peperi, Lanza disse que o objetivo é preparar as guarnições para situações reais, testando a capacidade de resposta diante de ocorrências com múltiplas vítimas, diferentes níveis de gravidade e possíveis falhas de comunicação ou energia elétrica.
Uma microexplosão climática é um fenômeno meteorológico onde uma corrente de ar forte e descendente se separa de uma nuvem de tempestade e se dirige ao solo, causando danos por ventos de alta velocidade. É o oposto de um tornado, onde o ar converge para cima, formando um redemoinho.
O exercício faz parte de uma série de ações preventivas da Defesa Civil, que busca aprimorar a atuação integrada dos órgãos em emergências e garantir maior segurança à população em casos de desastres naturais.
Fonte: Portal Peperi
Candidatas a soberanas da 48ª Oktoberfest são homologadas
Caminhada da Primavera abre inscrições em cinco pontos de São Miguel do Oeste
Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste completa 40 anos
Homem é preso com mais de 100 quilos de carne no interior de São Miguel do Oeste
Epagri abre concurso com 40 vagas e salários de até R$ 16,9 mil em SC
Santa Catarina lidera Ranking de Competitividade dos Estados pela primeira vez
Polícia Civil registra aumento no número de pessoas desaparecidas no Extremo-Oeste
AMEOSC tem municípios entre os melhores do estado no IDEB 2025
Festival Raízes do Oeste reúne artistas da região neste sábado em São Miguel do Oeste
Novo Plano Diretor de Itapiranga prevê melhorias na zona urbana
Hemosc realiza coleta de sangue em SMO no dia 1º de setembro
Vereadores pedem ampliação de leitos de UTI em SMO