A Defesa Civil estadual confirmou, na manhã desta sexta-feira, 20, a terceira morte causada pela chuva que atinge o Rio Grande do Sul deste o começo da semana: um idoso de 72 anos morreu após uma árvore cair sobre o carro em que ele estava em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
"O homem que morreu após a queda de uma árvore em Sapucaia do Sul passa a ser contabilizado como óbito decorrente do evento meteorológico, portanto, o total passa de 2 para 3", divulgou a Defesa Civil.
O caso aconteceu na quinta-feira (19). O idoso transitava no carro pela Avenida Rubem Berta, entre os municípios de São Leopoldo e Sapucaia do Sul, quando a árvore caiu sobre o veículo. De acordo com a prefeitura de Sapucaia do Sul, ele foi identificado como Mauro Perfeito da Silva. A filha dele, de 37 anos, estava no banco do carona, se machucou, mas não corre risco de morrer.
As outras duas mortes aconteceram em Candelária e em Caxias do Sul.
Em Candelária, uma mulher morreu após o carro em que ela estava ser arrastado pela correnteza. O corpo dela foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) na terça-feira (17). Ela foi identificada como Geneci da Rosa, de 54 anos. Ela estaria acompanhada do marido, um homem de 65 anos, que está desaparecido.
Na quarta-feira (18), um jovem morreu após a cabeceira de uma ponte ceder e o carro onde ele estava cair e ser levado pela água de um arroio entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A vítima foi identificada como Mario César Trielweiler Gonçalves, de 21 anos.
Prejuízos causados pela chuva no estado
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já somam mais de 4,5 mil pessoas fora de casa, segundo a Defesa Civil.
Ao todo, 98 cidades registraram algum prejuízo. Os municípios relatam alagamentos, deslizamentos, danos em residências, estradas e pontes.
Dados da Defesa Civil
- Cidades com danos – 98
- Pessoas em abrigos – 2.005
- Pessoas desalojadas – 4.011
-Óbitos – 3
-Desaparecidos – 1
Desde o início da chuva, 276 pessoas foram resgatadas, três pessoas morreram e uma está desaparecida, de acordo com o governo do estado.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Defesa Civil estadual, seis rios ultrapassaram a cota de inundação. São eles:
- Taquari (em Lajeado) - 22,23 m (cota 19m)
- Caí (em São Sebastião do Caí) - 12,64 m (cota 10,5 m)
- Ibirapuitã (em Alegrete) - 11,81 m (cota 9,7 m)
- Ibicuí (em Manoel Viana) - 11,15 m (cota 9,6 m)
- Jacuí (em Dona Francisca) - 8,19 m (cota 7,5 m)
- Paranhana (em Taquara)
Fonte: Portal Peperi
Campo Erê reúne especialistas em seminário sobre combate ao caruru gigante
Defesa de casal condenado por tráfico de drogas em Itapiranga emite nota de esclarecimento
Inscrições para categoria estudantil do FEMUSMO estão abertas em SMO
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Itapiranga
Produtores buscam alternativa após abandonar projeto de biogás em Itapiranga
Goleiro do Operário-PR participa de campanha solidária para adolescente com leucemia em Itapiranga
Justiça libera R$ 2,5 bilhões para pagamento de atrasados do INSS
Homem é preso por agredir companheira durante discussão em SJCedro
Gilmar diz que Mendonça cometeu "erro crasso" em delação de Vorcaro
Jaques busca aliados e apela ao STF para tentar conter desgaste em imagem
Banco de Edir Macedo, da Igreja Universal, entra na mira da PF e tem R$ 670 milhões bloqueados
Vorcaro quer trocar advogado após ter parentes presos e delação rejeitada