O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou na noite desta quinta-feira (10) a morte da menina de 11 anos que caiu do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS).
Segundo a Corporação, a criança foi encontrada a 70 metros do local da queda. As equipes de resgate chegaram ao local que o corpo estava por volta das 22h55.
Ela havia sido localizada inicialmente por volta das 17h30, com o uso de um drone com câmera térmica. A operação de resgate, iniciada logo após o acidente, envolveu bombeiros de três municípios, equipes do Samu, policiais militares e civis, além de três aeronaves.
Segundo informações do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era natural de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais e dois irmãos.
No momento do acidente, a família fazia uma pausa em um banco de descanso para lanchar, quando a menina, que, de acordo com os bombeiros, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
Após a queda, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram acionadas e iniciaram os trabalhos de busca, com o apoio de drones e aeronaves — duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.
O local do acidente é de difícil acesso e exigiu o uso de técnicas de rapel para a extração do corpo.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que a área foi isolada e os procedimentos de resgate foram iniciados logo após a localização da menina.
Veja a nota do Corpo de Bombeiros
"O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10).
Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência.
À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade."
O Cânion
O Cânion Fortaleza é o maior do Brasil, com paredões que chegam a 900 metros de altura e uma extensão total de 7,5 km.
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, ele está a cerca de 23 km do centro de Cambará do Sul, em uma área de 2 mil metros de largura e a 1.240 metros de altitude acima do nível do mar.
Entre as trilhas mais conhecidas do parque estão a Trilha do Estacionamento, com percurso leve de 1 km (ida e volta), que permite avistar aproximadamente 45% do cânion, e a Trilha do Mirante, com 3 km de extensão.
Esta última leva ao topo de um mirante de onde é possível enxergar, em dias de céu claro, toda a formação do cânion, o litoral, a cidade de Torres e as paisagens da encosta e da planície catarinense. O trajeto é classificado como de nível leve a moderado.
Fonte: Portal Peperi
Motociclista de 42 anos morre após colisão com carro em Chapecó
Câmara dos Deputados terá renovação de 35% e 183 parlamentares de primeiro mandato
Mais de 13 mil pessoas privadas de liberdade fazem Encceja em SC
SC amplia vacinação contra pneumonia para pessoas com 85 anos ou mais
Motores de helicóptero que caiu com cantor Rick são retirados de mata em Urubici
Drumm diz que Extremo-Oeste perde força sem representantes eleitos
TJSC mantém pena de 20 anos para mulher condenada por matar marido e esconder corpo de freezer
Bets saem do ar nesta terça; veja como receber valores que não foram sacados
Companhia abre inscrições para oficinas de teatro na região
Trabalhor morre prensado por contêiner durante operação no Porto de Navegantes
SC Rural 2 abre inscrições para agricultores e pescadores com R$ 21,9 milhões disponíveis
PM apreende maconha, cocaína e balanças em residência de SMO