A cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga, a Cooafi, iniciou as atividades no dia 2 de abril de 2009, na comunidade de Santa Cruz. A evolução ao longo de 17 anos ocorre em busca de valorização dos pequenos agricultores.
Segundo o Presidente da Cooafi, Celso Hammerschmitt, ele esteve entre os 39 sócios fundadores. A ideia surgiu a partir do Projeto Microbacias e buscando políticas mais justas aos pequenos produtores de leite, devido a grande diferença de preço pago pelo litro do leite.
“Os grandes produtores recebiam um preço muito superior, gerando dificuldades para os pequenos agricultores, que tinham uma remuneração menor pelo litro de leite” afirma.
O Presidente da Cooafi menciona períodos de dificuldades e os desafios enfrentados até garantir a sede própria da cooperativa. Nesta quinta-feira, 2, teve programação especial para celebrar o aniversário com os associados e clientes.
A Cooafi também sente reflexo da queda no preço do leite, pois a menor circulação de recursos impacta em todos os seguimentos da cadeira leiteira. O foco segue em maior atuação com assistência técnica, serviços e produtos aos agricultores.
Mulher cai em golpe e perde R$ 400 em Campo Erê
Polícia Militar realiza solenidade em homenagem ao Dia de Tiradentes em SMO
Associação de Itapiranga denuncia falsificação de rótulo para venda de mel
Post de Ana Campagnolo sem Carlos Bolsonaro abre novo capítulo em racha da direita em SC
Trabalhadores ficam feridos em queda de estrutura de galpão no interior de Itapiranga
SC tem salto de 66% no número de assassinatos de mulheres em 2026
Comunidade promove vaquinha solidária para família que perdeu casa em incêndio em São João do Oeste
Menor é apreendida por tráfico e falsa identidade na SC-155, em Bom Jesus
Lula reage à expulsão de delegado da PF ligado à prisão de Ramagem nos EUA
Segunda via da Carteira de Identidade Nacional pode ser solicitada de forma online em SC
SC registra quatro feminicídios e tem final de semana mais violento para mulheres em 2026
Homem furta carro, sofre acidente e acaba preso com droga na SC-283, em São Carlos