Conselho Federal de Medicina proíbe uso de anestesia para tatuagens estéticas

Por Lucas Lôndero, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Conselho Federal de Medicina proíbe uso de anestesia para tatuagens estéticas
Foto: Divulgação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 2.436/2025, que proíbe médicos de utilizarem sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos com o objetivo de viabilizar tatuagens estéticas.

A decisão foi aprovada durante a 22ª Sessão Plenária Extraordinária do CFM, realizada no dia 10 de julho. De acordo com a entidade, a medida tem como finalidade coibir o uso indevido de práticas médicas em procedimentos sem respaldo científico ou indicação clínica, independentemente da extensão ou localização da tatuagem.

A norma, no entanto, permite exceções para casos em que a tatuagem tem finalidade reparadora e indicação médica — como na reconstrução de aréolas mamárias —, desde que haja embasamento na literatura científica.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi