A comunidade de linha Popi, no interior de Itapiranga, realiza uma grande mobilização para a reforma da igreja São Rafael. A construção histórica é reconhecida pela arquitetura e é destaque na América Latina, com duas torres em madeira. Conforme a arquiteta, Simone Eidt, o projeto prevê a primeira grande reforma na estrutura de madeira, que foi erguida em 1950.
A maior intervenção será nas duas torres, para a substituição das madeiras de sustentação e acabamento. Após mais de 70 anos a igreja sofre os efeitos do tempo e requer investimento significativo.
De acordo com a arquiteta, Simone Eidt, a igreja foi construída na tradicional técnica enxaimel, onde cada encaixe de madeira era uma obra de precisão. “Não havia as máquinas modernas e tudo era feito com ferramentas simples, força humana e um amor incalculável” diz. Na época da construção, o mestre de obras foi Reinoldo Goetz.
Simone salienta que em 2009 ocorreu a troca de madeiras e tábuas e ainda foi feita pintura e colocação de cerâmica nas escadarias. Nos anos seguintes teve mais uma etapa de pintura e troca do telhado.
Conforme a Coordenadora da comunidade de linha Popi, Juliane Rohden, no dia 21 de dezembro de 1952, as portas da Igreja São Rafael se abriram pela primeira vez. A primeira missa foi presidida pelo Padre Helmut Kayser, inteiramente em latim. Ela cita que após mais de sete décadas a igreja continua como destaque na arquitetura.
A coordenadora menciona que a busca por recursos inclui uma vaquinha solidária, não apenas para reformar um prédio, mas para honrar um legado. “Para que as próximas gerações possam contemplar a igreja São Rafael” afirma.
Não existe um orçamento definido, pois depende de uma avaliação mais criteriosa da real situação da estrutura.
Os dados para doações podem ser encontrados no site oficial: igrejasaorafaeloficial.com.br
Colisão frontal deixa duas pessoas mortas em Nova Erechim
Polícia Rodoviária apreende mais de 100 quilos de maconha em São Lourenço do Oeste
Voos regionais entre São Miguel do Oeste e Florianópolis começam em novembro
Após receber 2.061 votos, Julio Bolfe avalia primeira candidatura como positiva
Silvéria Zanchi avalia eleição e defende maior valorização de candidatos de SMO
Reeleita, Daniela Reinehr coloca infraestrutura e defesa do agro entre as prioridades do novo mandato
Julia Zanatta lidera votação para deputado federal em 63 cidades de SC; Uczai vence em 50
Calmon registra maior percentual de votos para Lula em Santa Catarina
Presidente Estadual do PT diz que partido teve êxito nos objetivos eleitorais
Sorgatto defende educação e agronegócio em entrevista após eleição
PMRv apreende cerca de 450 cigarros eletrônicos e medicamentos em Concórdia
Everaldo Di Berti é o candidato a deputado estadual mais votado em SMO