A cerimônia da inauguração do espaço aconteceu nesta terça-feira, 25, no Fórum de São José do Cedro. A comarca atende as comunidades de Guarujá do Sul e Princesa, além do município-sede. O ato foi coordenado pela juíza, Andreia Cortez Guimarães Pereira, que passa a responder pela comarca provisoriamente. Além dela diversas lideranças locais estiveram presentes representando o executivo, legislativo, advogados e servidores do Tribunal de Justiça.
Conforme a juíza, o objetivo do Ponto de Inclusão Digital é promover o acesso aos vários ramos da Justiça. Ela detalha que este espaço permite a realização de atos processuais como depoimentos de partes, por sistema de videoconferência, bem como atendimento do Balcão Virtual, com a possibilidade de outros serviços voltados à cidadania.
Os chamados PID’s permitem a realização de atos processuais - principalmente depoimento das partes, testemunhas e outros colaboradores da Justiça - por sistema de videoconferência, e a realização de atendimento por meio do Balcão Virtual.
O objetivo é garantir que todos tenham as ferramentas necessárias para participar plenamente da sociedade digital e buscar seus direitos de forma justa e equitativa.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Dionísio Cerqueira, Guilherme Cícero Moreira Maran, lembrou da recente unidade do PID instalada em janeiro, em Palma Sola. “Essa iniciativa do Poder Judiciário é de grande valia por trazer, efetivamente, tecnologia e acesso à Justiça para quem mais precisa. Com equipamentos modernos, de vídeo e áudio, podemos realizar audiências e atender melhor a população que não consegue se deslocar”, avaliou.
A recém-chegada promotora de Justiça da comarca de São José do Cedro, Daniela Böck Bandeira, lembrou que o PID era bastante aguardado na unidade pela grande extensão territorial que a comarca abrange. “Essa estrutura é de extrema importância para assegurar o direito tutelado de acesso à Justiça, tanto para aqueles que não conseguem se deslocar até o local da audiência quanto para aqueles que não possuem meios tecnológicos que, infelizmente, ainda representam grande parcela da população. O PJSC avançou bastante, tecnologicamente falando, em seus sistemas, e agora possibilita que os jurisdicionados também acompanhem essas facilidades”, parabenizou a promotora.
Em sua fala, a juíza Andreia Cortez Guimarães Pereira, diretora em exercício do foro da comarca de São José do Cedro, ressaltou que o PID vem para romper a barreira tecnologia entre a comunidade e a Justiça. “É comum, em nosso dia a dia, que os oficiais de Justiça tenham dificuldade para notificar o jurisdicionado por falta de acesso de email ou WhatsApp, por exemplo. Nas audiências, perdemos minutos importantes até que o jurisdicionado encontrem o microfone ou a câmera, por exemplo. Então, se por um lado a tecnologia conferiu celeridade e facilidades ao andamento dos processos, por outro lado é inegável que a tecnologia representa uma grande barreira de acesso à Justiça. Nossos servidores foram capacitados para oferecer atendimento acolhedor através do PID. O Poder Judiciário se compromete em continuar construindo uma Justiça mais acessível e igualitária”, considerou.
Os PID’s estarão disponíveis do meio dias as 19 horas com equipamentos, internet e um servidor para dar suporte.
Fonte: Portal Peperi
Motoristas recebem bênção na manhã deste domingo em Itapiranga
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira
Edital Aldir Blanc destina R$ 356 mil para projetos culturais em SMO