A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai nesta sexta-feira, 8, vai provocar chuva forte, ventos intensos, além de derrubar as temperatuas do Brasil nos próximos dias. Segundo meteorologistas do Meteored, os termômetros da região Sul do país podem registar mínimas de -5°C.
O ciclone extratropical não vai passar pelo Brasil, mas deve provocar o avanço de uma frente fria no Rio Grande do Sul que avança pelo país ao longo dos dias. O fenômeno também vai impulsionar o avanço de uma massa de ar frio intensa no país.
Ainda de acordo com o Meteored, a massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sul e Oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul ao longo desta sexta-feira, 8, fazendo as temperaturas despencarem nessas regiões.
Ao longo do final de semana, entre o sábado, 9, e o domingo, 10, o sistema continuará avançando e atingirá também todo o restante do Mato Grosso do Sul e do Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, boa parte do Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Esta deve ser a onda de frio mais intensa registrada até agora em 2026.
Frio intenso na segunda-feira
O pico do frio vai ocorrer na segunda-feira, 11, quando as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também em parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
Na serra gaúcha e catarinense, modelos indicam temperaturas abaixo de 0°C, chegando a até -2°C. Os meteorolgistas do Meteored não descartam a possibilidade de que as mínimas cheguem a valores ainda menores em alguns municípios, por volta de -5°C.
Fonte: NSC Total
Homem é encontrado morto em lavoura mais de 15 dias depois de acidente no interior de Itapiranga
Itapiranga registra temperatura mais quente de Santa Catarina nesta segunda-feira
Mulher morre ao ser atingida por disparo de arma de fogo em Palmitos
Plantadeira avaliada em R$ 40 mil é recuperada pela Polícia Civil
Mulher é suspeita de colocar fogo em cama e residência é destruída pelas chamas em São Bernardino
Grupo Casas Bahia inclui nove empresas em pedido de recuperação judicial
Corrida do Fogo reúne 450 atletas e movimenta Campo Erê
São João do Oeste amplia ações para atender demandas da terceira idade
Orquestra de Itapiranga prepara turnê de show Lendas do Sul
Atmex conquista título na Copa Brasil de Tênis de Mesa em Jaraguá do Sul
São Miguel realiza 7ª chamada pública para contratação na Educação
Guaraciaba recebe encontro regional de mães e voluntárias das Apaes