As chuvas que caíram nos últimos dias trouxeram um alívio parcial para a estiagem que atingia o Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. De acordo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), algumas cidades da região registraram mais de 80 milímetros de precipitação.
Os volumes mais significativos foram observados nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, onde a situação era mais crítica. Em contraste, no Norte do estado, como em Itapoá, os registros foram inferiores a 10 milímetros.
Apesar da melhora, a distribuição irregular das chuvas ainda preocupa os agricultores. A segunda safra de grãos, que inclui milho, feijão e soja, está em fase de desenvolvimento, mas já registra prejuízos.
Milho
Em cidades como São Miguel do Oeste, a produtividade do milho caiu cerca de 35%. Muitas lavouras estão sendo destinadas à silagem, usada na alimentação animal, devido à morte precoce das plantas.
A situação atual das lavouras de milho:
34% em desenvolvimento vegetativo;
46% em floração;
21% em frutificação.
Em relação à qualidade:
65% das áreas são consideradas boas;
22% médias;
15% ruins.
Feijão
O feijão também sentiu os efeitos da estiagem. Mesmo com as chuvas recentes, os produtores seguem com cuidados e tratamentos fitossanitários. Em São Miguel do Oeste, a colheita já começou, e 84% das lavouras são avaliadas como boas, segundo a Epagri.
Soja
A soja está em fase de floração e início da formação dos grãos. Ainda assim, a expectativa é de uma redução de pelo menos 30% na produção por conta da falta de chuva nos últimos meses.
Produtores do Extremo Oeste seguem investindo em defensivos agrícolas para proteger as lavouras, e alguns municípios já iniciaram laudos para registrar perdas. Hoje, cerca de 79% das lavouras de soja são consideradas boas.
Municípios em situação de estiagem
Pelo menos 16 cidades do estado seguem em alerta por conta da seca, a maioria no Extremo Oeste:
Barra Bonita, Bandeirante, Belmonte, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, Santiago do Sul, São João do Oeste, São João do Sul, Tunápolis, entre outras.
Nível dos rios preocupa
A estiagem também afeta os rios da região. A Epagri aponta situação crítica especialmente em Guaraciaba, Tangará e Concórdia.
Fonte: Portal Peperi
Mãe e filho são presos por agressão contra mulher em frigorífico de São Miguel do Oeste
Itapiranga tem avaliação positiva na recolha de lixo, segundo Diretor
Preço do diesel chega a R$ 8,19 em Chapecó e Procon monitora aumentos
Carlos diz que Bolsonaro está “apagado”, com dificuldade para respirar e sob risco de queda
Fogo em vegetação deixa 10 mil unidades sem luz em Itapiranga
Nova diretoria da ACISMO toma posse nesta sexta com casa cheia
Peperi transmite final do Regional de Futsal Veterano entre São Miguel e São João
Último ato de Haddad: Ministro da Fazenda assina devolução de R$ 385 milhões a SC
Jovem de 21 anos morre em acidente entre moto e caminhão na BR-282