O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou à CNN, nesta sexta-feira, 16, que a China suspendeu as compras de carne de frango brasileira.
A decisão veio após o governo brasileiro anunciar que detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais. É o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou que as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas para anular a doença e também manter a capacidade produtiva do setor.
A Pasta também está disse que está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.
Fávaro explicou que o próprio país adota a medida de “autoembargo” para mostrar que há rigor técnico em casos desse tipo.
Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que a entidade confia na rapidez das tratativas que serão adotadas pelo Ministério e pela Secretaria em todos os níveis, de tal forma que qualquer efeito decorrente da situação seja solucionado no menor prazo possível.
A entidade reforçou ainda que a situação não representa qualquer risco ao consumidor final.
Fonte: Portal Peperi
Unoesc promove competição de foguetes em SMO neste sábado
Itapiranga conquista Selo Diamante na Sala do Empreendedor
Obras no Aeroporto Hélio Wasum devem terminar antes do prazo em SMO
São João do Oeste avança em projeto de pavimentação no interior
Epagri promove Seminário Regional de Tilapicultura em São Miguel do Oeste
Delegacia de Itapiranga lidera número de prisões em flagrante em 2025 e 2026 na região
Município de Guaraciaba terá novamente Para e Siga 24 horas a partir da próxima segunda
Feira Livre de SMO terá café colonial e palco aberto em homenagem ao Dia das Mães
Reunião em São José do Cedro apresenta oportunidades do Crédito Fundiário para jovens agricultores
Simone Tomazelli assume Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em Guaraciaba
Após décadas nas estradas, Unesul encerra operação interestadual no Sul do Brasil
Câmara de SMO aprova moção para prevenção aos impactos do El Niño