Cheia do Rio Guarita e balsa à deriva suspendem a travessia no Rio Uruguai durante a noite

Por Ricardo do Nascimento, Itapiranga

Compartilhar
Cheia do Rio Guarita e balsa à deriva suspendem a travessia no Rio Uruguai durante a noite

As fortes chuvas do fim de semana causaram transtornos em diversos municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, com registro 200 milímetros de chuva. O grande volume de precipitação causou uma cheia repentina do Rio Guarita. A maior repercussão ficou por conta de uma balsa que era utilizada na construção de uma ponte e foi levada pela água. Os cabos de aço que sustentavam a estrutura no leito do rio, não suportaram a pressão e se romperam.

A balsa era utilizada para obra de fundação de uma ponte, que havia sido levada em enchente anterior. Sobre a balsa estavam máquinas pesadas e equipamentos do canteiro de obras. Máquinas acabaram caindo no rio no início da tarde deste domingo. O equipamento era usado para auxiliar na construção da ponte de ligação entre Erval Seco e Redentora.

Diversos registros em vídeos mostram a estrutura sendo arrastada pela correnteza do Rio Guarita rumo ao Rio Uruguai. A balsa passou inclusive por baixo da estrutura de uma ponte, colidindo em parte da estrutura. Por precaução a travessia da Barca Aliança, entre Itapiranga e Barra do Guarita foi suspensa a partir das 18h de domingo, 28.

Três rebocadores foram utilizados para controlar a balsa à deriva no momento que ela chegou ao Rio Uruguai. Ela foi ancorada no porto da barca, em Itapiranga e presa na margem. Na manhã desta segunda-feira, 29, a travessia da balsa no Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita foi retomada normalmente. A travessia entre Barra do Guarita e Basílio da Gama segue com restrições.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi