A secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, Camila Bernardi, fez um apelo nesta terça-feira, 14, para que a população procure os postos de vacinação contra a gripe. Segundo ela, a cobertura vacinal está muito abaixo do normal, com 40% do público-alvo recebeu a dose, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 90%.
“Aplicamos mais de 12 mil doses, principalmente em idosos, crianças e gestantes, mas ainda está muito aquém do que precisamos”, disse Camila em entrevista à rádio Peperi.
A prefeitura tem investido em campanhas de conscientização e ampliou o horário de atendimento da sala de vacinas, que funciona das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Também há atendimento domiciliar para pessoas acamadas e vacinação aos sábados durante as campanhas. Ainda assim, a adesão segue baixa.
Para a secretária, o principal obstáculo é cultural. “Muita gente ainda acredita que tomar a vacina da gripe causa a gripe, o que é um mito. Além disso, como tivemos poucos casos graves nos últimos anos, as pessoas acabam relaxando.”
Camila também alertou para o aumento de casos neste inverno. Em 2025, já foram registradas 53 internações por síndrome respiratória aguda grave no município. “A vacina é gratuita, segura e salva vidas. Está disponível para todos os grupos prioritários. Ainda dá tempo de se proteger”, concluiu.
Fonte: Portal Peperi
14º Costelão do Trabalhador reúne cerca de mil pessoas na Linha Gramadinho em SMO
Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza Assembleia com eleição de nova diretoria em SMO
São Miguel do Oeste cria 144 empregos em março; serviços puxam alta nas contratações
Capotamento após colisão com carro estacionado deixa motorista ferido em Guarujá do Sul
Bolsonaro é internado em Brasília para nova cirurgia
STF nega habeas corpus e mantém deputado de SC inelegível após viagem
Carro capota ao sair de pista na SC-161 em Palma Sola e deixa duas pessoas feridas
Condutor perde controle de veículo e sai da pista na SC-305
Colisão traseira entre dois veículos é registrada na SC-161 em Palma Sola e deixa apenas danos materiais
Bombeiros auxiliam em parto em casa de Itapiranga
Veículo é alvo de furto no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste
Palestras em escolas debatem assuntos indicados pelas famílias de Itapiranga