A CPI mista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ouvir nesta segunda-feira (8) o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, para apurar os desvios em benefícios do órgão durante a sua gestão. Lupi pediu demissão em maio deste ano, uma semana depois da Polícia Federal deflagrar operação sobre fraudes em aposentadorias. As informações são do g1.
O depoimento de Carlos Lupi marca uma nova fase da comissão de inquérito, que deve passar a colher depoimentos de autoridades do alto escalão ligadas à Previdência. Nas últimas semanas, a CPI se dedicou a ouvir técnicos e envolvidos na apuração da fraude bilionária.
O relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirma que o depoimento de Carlos Lupi é “imprescindível”. Segundo ele, o ex-ministro detém informações para ajudar a esclarecer as denúncias de desvios no INSS.
Lupi sempre negou envolvimento nas irregularidades e tem repetido a aliados que não é citado nas investigações. Ele comandou a previdência entre 2023 e 2025.
Fraudes no INSS resultaram em saída de Carlos Lupi
Carlos Lupi deixou o cargo de ministro da Previdência Social no dia 2 de maio. A demissão foi anunciada pelo próprio ministro depois da crise ocasionada pela investigação que revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com a equipe do governo, a reação de Lupi frente ao escândalo de fraudes no INSS veio tarde, mesmo o ministro dizendo que as investigações sobre o esquema teriam começado em 2024. Ele teria sido alertado cerca de 10 meses antes, sem ação efetiva e imediata sobre o tema, segundo informação revelada no Jornal Nacional.
O esquema se trata de fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do INSS, com cobrança de mensalidades como se esses beneficiários tivessem aderido de forma voluntária a associações, mesmo sem autorizar os descontos.
Lupi saiu em defesa do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, demitido após uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos