A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina começa na próxima segunda-feira (7) com os grupos prioritários, que totalizam 3,3 milhões de pessoas. O governo espera imunizar ao menos 90% desse público.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ideia é ampliar a vacinação para a população em geral, a partir dos 6 meses de idade, após o "dia D", marcado para dia 10 de maio.
Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1), e 128 mortes.
Quem está no grupo prioritário?
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas e quilombolas;
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores Portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Datas
A campanha começa na próxima em 7 de abril com os grupos prioritários;
O "dia D", sábado de mobilização estadual para vacinação, está previsto para 10 de maio;
Vacinação será ampliada para a população em geral, a partir dos 6 meses de idade, após o "dia D."
Sobre a vacina
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A dose, segundo a SES, pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada.
O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável, que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.
Fonte: Portal Peperi
25º Jantar italiano da APAE reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
Aeroporto de São Miguel do Oeste avança em preparativos para retomada de voos regulares
Sorteio define ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito em SC para as Eleições 2026
Assemit terá maior participação no desfile cívico e na 47ª Oktoberfest
Cometa estreia no Catarinense Não-Profissional neste domingo em Palhoça
Retrato Falado resgata trajetória de Noeli Margarida Zucolotto, uma das primeiras professoras de Bandeirante
Curso de locução da Rede Peperi chega ao fim com sete participantes selecionados para integrar atividades da emissora
Peperi Debates discute inclusão e desafios enfrentados por pessoas com deficiência em São Miguel do Oeste
Dia D da Campanha de Multivacinação reforça vacinação em São Miguel do Oeste
Acusado de homicídio é condenado por lesão corporal seguida de morte em Campo Erê
Dança Catarina reúne estudantes e atrai grande público em São Miguel do Oeste
Berço Nacional intensifica preparativos para a 47ª Oktoberfest