A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, em primeira votação nesta terça-feira, 16, o Projeto de Lei Complementar nº 15/2025, que cria o Sistema de Licenciamento Autodeclaratório de Obras para construções residenciais de baixo impacto. A proposta, de autoria do Poder Executivo, ainda passará por uma segunda votação antes de seguir para sanção do prefeito.
A nova modalidade permitirá que o processo de aprovação de projetos e emissão de alvarás seja feito de forma totalmente digital, com base em declarações de responsabilidade técnica dos profissionais habilitados (Crea ou CAU). A medida busca agilizar o licenciamento de pequenas obras sem abrir mão do controle técnico e jurídico.
O sistema será opcional e poderá ser utilizado por edificações unifamiliares com até 250 m², no máximo dois andares, e localizadas fora de áreas de preservação. A tramitação será feita por meio de plataforma oficial da Prefeitura, com envio digital de documentos e emissão automática do Alvará de Construção Autodeclaratório, já com selo digital de aprovação.
Apesar da digitalização, o Habite-se continuará seguindo o processo tradicional, com vistoria no local. O prefeito Edenilson Zanardi afirma que o novo modelo deve reduzir o tempo de liberação de alvarás em até 50%, liberando técnicos para análises mais complexas. A iniciativa também está alinhada à Lei de Liberdade Econômica e à Lei do Governo Digital.
Fonte: Portal Peperi
Árbitro é agredido durante partida de futebol em Palma Sola
"Os votos já estão totalizados, já foram divulgados", esclarece chefe do Cartório Eleitoral
Missa de Finados será realizada às 8h30 na Igreja Matriz de SMO
Cemitério Jardim dos Ipês terá cerimônia especial no Dia de Finados
Polícia Civil apreende adolescente de 17 anos investigado por integrar facção criminosa
SC amplia Sistema Antigranizo para 27 municípios
Casan lança programa para renegociar dívidas em até 60 vezes sem juros e multas
Floriculturas intensificam vendas para Finados em São Miguel do Oeste
33ª Oktoberfest de Santa Terezinha terá baile neste sábado
Ferrovias concentram metade das sugestões para plano de logística de SC
Programa de intérpretes de Libras registra mais de mil atendimentos em SC
Mais de cinco mil pessoas devem visitar cemitério de SMO no Dia de Finados