Uma briga na aldeia Condá, em Chapecó, no Oeste catarinense, terminou com um indígena morto e outros feridos, um deles em estado grave, além de casas e carros incendiados. O desentendimento ocorreu neste domingo, 16, e teria sido motivado por divergências políticas internas.
A situação conflituosa perdura há mais de um ano, desde o resultado da eleição feita em maio de 2022, que resultou na escolha do novo cacique, Efésio Siqueira. Parte do grupo não aceita decisões do líder da aldeia Kaingang, em especial a uma nova regra estabelecida com a troca da gestão. Foi instituído que o consumo de bebidas alcoólicas seria permitido apenas de sexta-feira a domingo.
Efésio conta que durante a confusão uma pessoa levou um tiro de raspão e um jovem de 26 anos levou um tiro na barriga e foi levado em estado grave ao hospital, onde passou por cirurgia.
Outro de 30 anos, identificado como Aziel Floriano, levou quatro tiros no pescoço e peito, informou a Polícia Militar, e morreu horas depois na unidade de saúde. Outros tiveram machucados mais leves e foram atendidos pelos bombeiros militares, mas não precisaram de encaminhamento médico.
Fonte: Portal Peperi
São João do Oeste avalia mudanças no Plano Diretor
Produtores devem estar atentos a mudança na declaração do ITR em 2026
Câmara de São José do Cedro debate apoio a atingidos pelo temporal e aprova projetos
Vereadora pede informações sobre oferta do Implanon em SMO
Dino determina retorno de Andrei Rodrigues ao comando da Polícia Federal
Polícia investiga maus-tratos após bode receber bebida alcoólica e cigarro em Joinville
Paciente morre em colisão envolvendo veículo da Saúde de Seara na BR-470
Itapiranga finaliza projetos de pavimentações de R$ 32 milhões
Crianças furtam carro em Florianópolis e dizem ter aprendido a dirigir em videogame
Câmara aprova R$ 106 mil para Apae em São Miguel do Oeste
Epagri aponta redução de cigarrinhas-do-milho no Norte e Oeste de SC
Homem relata falso assalto após esquecer celular em carro de aplicativo em Blumenau