Aumento da violência contra professores em Santa Catarina preocupa sindicato SINTE

Por Luana Ely, São José do Cedro

Compartilhar
Aumento da violência contra professores em Santa Catarina preocupa sindicato SINTE
foto: divulgação/ Ascom

O secretário de Finanças do SINTE (Sindicato dos Professores de Santa Catarina), Aldoir Kraemer expressou profunda preocupação com o aumento de casos de violência contra professores no estado. Segundo Kraemer, nos últimos quatro a cinco anos, tem havido um crescimento alarmante de ações violentas, originárias de estudantes, pais e mães, um fenômeno incomum em períodos anteriores.

Kraemer destacou que essa problemática está intrinsecamente ligada ao adoecimento dos trabalhadores da educação, mencionando um estudo com dados históricos que comprovam a gravidade da situação. O sindicato tem se dedicado ao combate do assédio nas escolas, mas a violência propriamente dita, incluindo ameaças, agressões físicas e verbais, tem se intensificado.

O secretário lamentou que, em vez de receberem apoio, os profissionais da educação muitas vezes sofrem agressões até mesmo por parte de agentes públicos. Diante desse cenário, o SINTE está cobrando providências da Secretaria de Educação e de outros órgãos governamentais, levando a questão ao Ministério Público e outras instâncias.

Kraemer enfatizou a importância de valorizar o profissional docente, que possui formação específica, direitos garantidos por lei e um papel fundamental na comunidade. Ele alertou que desvalorizar esses profissionais prejudica a educação e impede o avanço cognitivo dos estudantes, que podem desenvolver bloqueios em relação ao ambiente escolar e aos educadores.

O SINTE está cobrando do governo atitudes concretas e campanhas que demonstrem o verdadeiro valor da educação e o papel dos profissionais como membros da comunidade. Kraemer ressaltou que comportamentos violentos contra educadores não fazem sentido e precisam ser combatidos.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi