O município de Paraíso, há exemplo de outros da região Extremo-Oeste de Santa Catarina está trabalhando na revisão do Plano Diretor.
Conforme o procurador, Vanderson Filimberti, a ação está ocorrendo desde a última semana, após a realização de uma reunião entre os membros do poder executivo, legislativo e Conselho Político.
De acordo com ele, o Plano Diretor é um conjunto de leis que regulamenta o uso e parcelamento do solo, tanto urbano, quanto rural, sendo que o documento estabelece regras sobre construções, largura das estradas gerais e secundárias, metragem que deve ser respeitada na construção de cercas, calçadas, construções e demais.
Ele pontuou que o Plano Diretor é obrigatório apenas para municípios com mais de 20 mil habitantes, o que não é o caso de Paraíso, porém, lembrou que mesmo assim, é realizado a atualização há várias gestões, permitindo uma regulamentação da estrutura municipal por meio da lei, sendo que nela consta a lei de uso e parcelamento do solo, código de obras e o plano diretor em si.
Vanderson Filimberti ressaltou que é de extrema importância a participação dos moradores nesse trabalho de revisão e por isso a prefeitura disponibilizou um link no site oficial do município onde todos poderão enviar sugestões para que possam ser analisadas e incluídas nesse trabalho.
Ele citou que essas sugestões podem ser feitas até o dia nove de junho tanto via internet quanto presencialmente na própria prefeitura em horário de expediente, sendo que a participação da comunidade é fundamental, haja visto que o Plano Diretor influencia diretamente na vida de todos os moradores.
O profissional comentou que a atualização ocorre a cada 10 anos, sendo que a última ocorreu em 2011 e deveria ter sido revisada em 2021, porém, ele justificou que por ser começo de gestão, o governo decidiu adiar para esse ano.
Filimberti disse que além das sugestões dos moradores, a Administração também fará alguns apontamentos visando melhorias e regras em geral. Para ele, o foco principal é que as reais necessidades de Paraíso sejam atendidas nessa revisão.
O profissional salientou ainda que a Audiência Pública sobre o Plano Diretor será no dia 12 de junho, no Centro de Múltiplo Uso, sendo um momento fundamental e por conta disso, o procurador espera uma participação expressiva dos moradores, onde na oportunidade serão analisadas todas as sugestões para que as mesmas possam ser incluídas no Plano Diretor de Paraíso.
Fonte: Portal Peperi
PM prende passageiro durante operação em ônibus interestadual em São Lourenço do Oeste
Motta diz que não fará discussão ‘atropelada’ sobre escala 6x1
Bombeiros auxiliam em parto de bebê em residência de Itapiranga
Secretária da Agricultura destaca força do agro na Efacitus
Justiça Eleitoral determina que não haverá substituição de vereadora licenciada em Itapiranga
Carretas se chocam lateralmente na SC-163, em Iporã do Oeste
PM detalha ocorrência de tentativa de homicídio em Maravilha
Trecho de rua é liberado após avaliação, mas calçada segue interditada em SMO
Prefeito de Tunápolis anuncia mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares