Estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio das escolas de Iporã do Oeste participaram, recentemente, de uma palestra especial no Centro Múltiplo de Convivência, Adélio Marx. A atividade integrou o ciclo de palestras do projeto “Artes Cênicas em Porto Novo”, que faz parte da programação oficial dos 100 anos de colonização de Porto Novo.
De acordo com o jornalista, sociólogo, professor universitário e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Porto Novo (GEPPON), Enio Luiz Spaniol, a palestra foi ministrada pelos atores profissionais da Cia Clandestinos, de Florianópolis, Tiago Menna Franckini, Luccas Gabriel Rau Oliva e Isabelle Immig Spaniol, que também são os responsáveis pela produção e apresentação da peça teatral prevista dentro da programação do centenário e que acontecerá em Iporã do Oeste, no dia 27 de julho. A atividade contou ainda com o acompanhamento de Lauro Hennemann, e de um dos organizadores do projeto, Roque Strieder. Segundo Spaniol, a iniciativa está percorrendo 18 escolas da região e até o dia 08 de maio levará conhecimento e reflexões sobre arte, a cultura e a importância da colonização de Porto Novo a cerca de 1.600 jovens.
O projeto também contempla a valorização da literatura regional, com a entrega de exemplares da obra “Os Sinos se Dobram Por Alfredo”, que aborda aspectos históricos e sociais da colonização.
A colonização de Porto Novo, iniciada em 1926, é marcada pela chegada de famílias de imigrantes alemães católicos, que deram origem aos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. As comemorações do centenário, organizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Porto Novo (GEPPON), buscam resgatar e preservar esse legado histórico.
Como parte da agenda cultural, Spaniol confirmou, para o dia 27 julho, a apresentação da peça “Os Sinos se dobram por Alfredo”, em Iporã do Oeste. Segundo ele, o espetáculo é baseado na obra do professor e escritor Paulino Eidt, e promete coroar o trabalho desenvolvido ao longo das palestras e demais ações culturais.
Homem é encontrado morto em lavoura mais de 15 dias depois de acidente no interior de Itapiranga
Itapiranga registra temperatura mais quente de Santa Catarina nesta segunda-feira
Mulher morre ao ser atingida por disparo de arma de fogo em Palmitos
Plantadeira avaliada em R$ 40 mil é recuperada pela Polícia Civil
Mulher é suspeita de colocar fogo em cama e residência é destruída pelas chamas em São Bernardino
Grupo Casas Bahia inclui nove empresas em pedido de recuperação judicial
Corrida do Fogo reúne 450 atletas e movimenta Campo Erê
São João do Oeste amplia ações para atender demandas da terceira idade
Orquestra de Itapiranga prepara turnê de show Lendas do Sul
Atmex conquista título na Copa Brasil de Tênis de Mesa em Jaraguá do Sul
São Miguel realiza 7ª chamada pública para contratação na Educação
Guaraciaba recebe encontro regional de mães e voluntárias das Apaes