O arcebispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, confirmou que conhecerá pessoalmente o novo Papa, Leão XIV, no final de junho, durante viagem a Roma. A visita faz parte de um compromisso já agendado anteriormente, em que Dom Odelir receberá o "pálio", símbolo de sua nomeação como arcebispo metropolitano.
A escolha do novo pontífice, anunciada nesta quinta-feira, 8, surpreendeu parte da comunidade católica. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito no quarto escrutínio do conclave e optou pelo nome Leão XIV, em possível homenagem ao Papa Leão XIII, conhecido por sua forte atuação social no século XIX.
Dom Odelir comentou que, apesar de pouco mencionado nas especulações, Prevost representa um perfil sensível e missionário. “Ele foi bispo no Peru, tem experiência pastoral com a América Latina e, no seu primeiro discurso, falou em construir pontes, em ser uma Igreja próxima e sinodal”, disse.
Durante sua primeira fala, Leão XIV iniciou com a saudação de Jesus ressuscitado. "A paz esteja com todos vocês". Para Dom Odelir, a escolha das palavras revela o desejo do novo Papa de colocar a paz como prioridade, diante de tantos conflitos pelo mundo. “É significativo, principalmente vindo de um Papa norte-americano”.
Em comunhão com a Igreja e como gesto simbólico de acolhida ao novo Papa, a Arquidiocese de Chapecó realizou uma missa especial nesta quinta-feira, 8, na Catedral Santo Antônio. A celebração foi em agradecimento pela eleição de Leão XIV e pela missão confiada a Dom Odelir.
Fonte: Portal Peperi
Dois homens são presos com maconha durante ação policial em Iporã do Oeste
Plano Municipal de Turismo de São Miguel do Oeste avança após realização do terceiro seminário
Novo delegado destaca transparência e aproximação com a comunidade em São José do Cedro
Campo Erê reúne especialistas em seminário sobre combate ao caruru gigante
Defesa de casal condenado por tráfico de drogas em Itapiranga emite nota de esclarecimento
Inscrições para categoria estudantil do FEMUSMO estão abertas em SMO
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Itapiranga
Produtores buscam alternativa após abandonar projeto de biogás em Itapiranga
Goleiro do Operário-PR participa de campanha solidária para adolescente com leucemia em Itapiranga
Justiça libera R$ 2,5 bilhões para pagamento de atrasados do INSS
Homem é preso por agredir companheira durante discussão em SJCedro
Gilmar diz que Mendonça cometeu "erro crasso" em delação de Vorcaro