A Prefeitura de São Miguel do Oeste se manifestou nesta quinta-feira, 20, após a ONG Amigo Bicho cobrar melhorias na estrutura de abrigo dos animais atendidos pela entidade. Em nota, o município garantiu que já havia confirmado, no início do ano, que fará investimentos no local.
A gestão municipal também reforçou os investimentos do programa Melhor Amigo, que desde 2021 financia castrações, atendimentos veterinários, vacinas e medicamentos para cães e gatos de famílias carentes, ONGs e protetores independentes.
Só em 2024, já foram realizadas mais de 1.500 cirurgias de castração, com um investimento superior a R$ 400 mil. Para este ano, o orçamento do programa deve chegar a quase R$ 1 milhão.
Além disso, a prefeitura destacou que trabalha na construção de um Centro de Zoonoses, com um investimento previsto de R$ 3 milhões.
Segundo a administração, as ONGs Amigo Bicho e Amigos da Deyse realizam um trabalho essencial para a proteção animal no município.
Confira na íntegra a nota da administração:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realiza, desde 2021, o programa Melhor Amigo, para o controle populacional e o bem-estar de cães e gatos.
Por meio desse programa, são pagas cirurgias de castração, atendimentos veterinários, medicações e vacinas para animais sob os cuidados de ONGs, de protetores individuais e de famílias carentes.
Somente em 2024, ocorreram mais de 1.500 cirurgias de castração. No mesmo período, o valor investido para custear todos os atendimentos previstos na lei que criou o programa Melhor Amigo passou de R$ 400 mil. Para este ano, o orçamento é de quase R$ 1 milhão.
Sobre a manifestação que a ONG Amigo Bicho fez nas redes sociais nesta quarta-feira (19), a Administração Municipal esclarece que, ainda no início do ano, confirmou para a entidade que fará investimentos na estrutura onde os animais atendidos pela Organização estão abrigados.
Para a Administração Municipal, o trabalho que as ONGs Amigo Bicho e Amigos da Deyse realizam em São Miguel do Oeste é de fundamental importância.
Por fim, o Governo Municipal informa que vem trabalhando incansavelmente para construir um Centro de Zoonoses em São Miguel do Oeste. O investimento previsto no projeto é de mais de R$ 3 milhões.
Fonte: Portal Peperi
IX Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e discute avanços no atendimento em São Miguel do Oeste
Juarez Júnior confirma participação como case local no Summit Empresarial CDL 2026
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO