A Associação dos Municípios do Extremo-oeste lançou uma campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A última atualização da Defesa Civil gaúcha aponta 42 mortes confirmadas e 46 pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e desalojados. O órgão calcula que a quantidade de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil.
A campanha da Ameosc tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, materiais escolares, produtos de higiene e limpeza, colchões, travesseiros, roupas de cama e cobertores. Os detalhes da campanha foram acertados em reunião dos prefeitos antes da abertura da Faic em Iporã do Oeste. Na sexta-feira, 08, a entidade entrou em contato com a Associação dos Municípios da região mais afetada no Rio Grande do Sul e definiu os prazos para o envio da ajuda aos gaúchos.
O secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, explicou que os municípios vão organizar a arrecadação inicial dos donativos com a população de cada cidade a partir de segunda-feira, 11. As doações recebidas pelas prefeituras serão levadas para a sede da Ameosc em São Miguel do Oeste. Os materiais serão organizados no auditório da associação. Fontana explicou que na quinta-feira, 14, os donativos serão encaminhados para o Rio Grande do Sul.
Confira a entrevista do secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana
Campanha do Governo de SC
O Governo de Santa Catarina, em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios, também lançou uma campanha para arrecadar doações a moradores atingidos pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. O Governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade e Santa Catarina já está prestando auxílio com o envio de equipes de segurança para ajudar nos resgates, além de realizar a campanha de arrecadação para atender necessidades mais urgentes da população.
Os itens mais necessários neste momento são roupas de cama e produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser deixadas nos postos ou quartéis da Polícia Militar em todos os municípios até a sexta-feira, 15. Depois serão encaminhadas para as Associações dos Municípios em todas as regiões onde será feito o recolhimento no dia 18.
Fonte: Portal Peperi
Programa Vereador Mirim começa mobilização nas escolas de Itapiranga
JESC começa na próxima semana em São Miguel do Oeste com cerca de 1.000 atletas
Homem é preso por descumprimento de medida protetiva em São João do Oeste
Abertura da programação de Páscoa acontece nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste
Lulinha abre empresa na Espanha em meio a investigações do INSS
Apas diz que mudança no repasse de recursos do município vai prejudicar entidade
Mulher morre em grave acidente na SC-305; outras três pessoas ficam feridas
Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais vai definir início das eleições
Mais de 60 postos em SC não repassaram redução do preço da gasolina aos consumidores