Quatro pessoas ficaram feridas após uma ambulância ser arrastada por um trem no início da tarde deste sábado (14) em Jandaia do Sul, no norte do Paraná.
O acidente foi filmado por uma câmera de segurança. As imagens mostram o momento em que o veículo de São Pedro do Ivaí, que transitava pela BR-369, é atingido na linha férrea. Assista acima.
"O condutor da ambulância não observou a aproximação da locomotiva e foi atingido e arrastado por aproximadamente 200 metros", explica a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Entre os feridos, o mais grave foi o paciente que estava sendo transportado para fazer exames em outra cidade. Ele tem 77 anos, sofreu uma fratura exposta no braço e precisou ser levado de helicóptero para um hospital da região.
Ele estava acompanhado de um homem e de uma mulher. Ambos têm 53 anos e, segundo a PRF, sofreram lesões moderadas.
O motorista da ambulância teve ferimentos leves e também foi encaminhado para atendimento médico.
Em nota, a Rumo, empresa que administra as linhas férreas no Paraná, disse que a ambulância avançou a preferencial em uma passagem em nível devidamente sinalizada, ressaltando que o veículo da saúde avançou o sinal vermelho transitando em baixa velocidade.
"O maquinista cumpriu rigorosamente todos os protocolos de segurança, com o acionamento da buzina e dos freios de emergência. No entanto, devido ao peso e ao tempo de frenagem da composição, não foi possível evitar o impacto", disse a empresa.
A Rumo também lembra que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o trem tem preferência de passagem sobre todos os demais meios de transporte, "haja vista que uma composição leva cerca de 500 metros para sua parada total em caso de frenagem de emergência".
"Atravessar a linha férrea sem a devida parada de segurança é considerada infração gravíssima", alerta a companhia.
O g1 tenta contato com a prefeitura de São Pedro do Ivaí, responsável pela ambulância.
Fonte: G1
Engavetamento envolvendo caminhão e três carros deixa mulher ferida na BR-282, em Xaxim
Homem de 64 anos é preso por suspeita de estupro de vulnerável em São Miguel do Oeste
Polícia Militar forma 46 policiais temporários em São Miguel do Oeste
Espetáculo abre 47ª Oktoberfest em Itapiranga
Idoso fica ferido após carro sair da pista em Cunha Porã
Acidente entre carro e caminhão deixa mulher ferida na BR-282, em Maravilha
Padilha nega acusações de Vorcaro e pede perícia em áudio divulgado pela Veja
PF diz que Vorcaro não relatou pagamento de R$ 30 milhões para filme sobre Lula em depoimento
Polícia Civil apreende mais de 10 kg de maconha e prende suspeito em Caibi
Oktoberfest começa nesta sexta-feira com reforço de mais de 50 policiais
Réplica da Estátua da Liberdade chega a São Miguel do Oeste para instalação na nova Havan
Final do Regional de Futebol Veterano entre Harmonia e Guarani é cancelada