São João do Oeste possui um alto índice de suicídios. A preocupação é manifestada pelo Prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton. Ele diz que o município apresenta grandes contrastes de índices positivos e negativos e precisa agir para mudar situações desagradáveis.
O município ocupa o primeiro lugar nacional em alfabetização, possui título de capital catarinense da língua alemã, porém, apresenta problemas sérios que precisam ser encarados de frente. Anton lamenta que no índice de violência doméstica o município ocupa o primeiro lugar na região da Ameosc e nos indicativos de suicídio e tentativa de suicídio, São João do Oeste tem o índice mais alto de Santa Catarina. São números que causam preocupação e despertam necessidade de medidas contundentes.
O Prefeito cita que muitas situações exigem sigilo e por isso os problemas não são divulgados com muita frequência. Os níveis econômicos são considerados de bom padrão. Para Genésio Anton, as questões negativas precisam ser discutidas e contar com envolvimento muito maior de diferentes seguimentos da sociedade, pois não é algo simples de ser resolvido.
A prefeitura já efetuou contratação extra de psicólogos, porém, o suicídio é motivo de preocupação e exige ações coletivas em busca de solução. No último fim de semana teve mais um suicídio no interior do município. Para o Prefeito, as famílias precisam estar mais atentas para ajudar quem estiver enfrentando dificuldades.
De acordo com o Prefeito, o município está fazendo sua parte, porém, precisa de um envolvimento maior da sociedade civil e diferentes entidades. Genésio Anton lembra que a Secretaria Municipal da Saúde tinha mais de 100 pessoas em fila de espera para atendimento psicológico e com a contratação de mais profissionais, esta fila zerou. No momento as pessoas estão procurando ajuda, pois sabem que terão atendimento especializado.
O Prefeito reconhece que não é algo para ser resolvido em pouco tempo, pois os números são altamente negativos e os traumas causados por suicídios engrossam a fila na busca por tratamento. Anton diz que é preciso mudar esta situação que coloca São João do Oeste no primeiro lugar em Santa Catarina em casos de suicídio e tentativa de suicídio, conforme o número de moradores.
Segundo Genésio Anton, São João do Oeste possui carência de grupos de Escoteiros, Lions Clube e outras entidades de regramento e disciplina. Questões culturais e esportivas não são suficientes para melhorar a situação que está estabelecida há vários anos. O Prefeito avalia que entidades regradoras podem contribuir para preparar seres humanos para enfrentar dificuldades.
Conforme Anton, é necessário participação da sociedade civil, governo municipal e Câmara de Vereadores e outras entidades em busca de soluções para reverter estes números negativos. Cita ainda que ações nas escolas não são suficientes, pois as crianças não conseguem interferir no comportamento depressivo dos adultos.
Fonte: Portal Peperi
Amo Ofertas inicia operação em São Miguel do Oeste e reúne empresários em evento de lançamento
Mulher fica ferida após veículo sair da pista e capotar no interior de Belmonte
Criminoso filma próprio furto em posto de combustíveis de Barra do Guarita
Hospital de Tunápolis busca parcerias para novos atendimentos
Corpo de Bombeiros promove ações em São Miguel do Oeste para marcar os 100 anos da corporação
Guaraciaba celebra 65 anos com show nacional e programação gratuita
São José do Cedro conclui etapa municipal do ProLEEI com dez encontros de formação para professores
Estátua de 35 metros da Havan inicia viagem para SMO em outubro
Brasil empata em primeiro amistoso após a Copa do Mundo contra a Austrália
Greve dos Correios termina após decisão do TST; trabalhadores terão reajuste de 4,09%
Ato Solene abre oficialmente a segunda edição do Liquida Iporã
Câmara aprova reconhecimento de utilidade pública para Associação de Fibromialgia