O ministro Alexandre de Moraes foi eleito nesta terça-feira, 14, para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A votação simbólica para escolha do ministro foi realizada durante sessão do tribunal.
A eleição é uma formalidade de praxe que é feita pelo TSE e atualmente, Alexandre de Moraes ocupa o cargo de vice-presidente. Em agosto, com a saída de Edson Fachin, atual presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral e comandará a organização das eleições de outubro.
O novo vice-presidente será o ministro Ricardo Lewandowski.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.
Em seu primeiro discurso, Alexandre de Moraes afirmou que o Tribunal não vai tolerar milícias pessoais ou digitais nas eleições deste ano. Ele também citou os mortos pela pandemia, desempregados e à fome no Brasil.
O novo presidente do TSE finalizou o discurso de posse ressaltando que "os brasileiros merecem esperança", propostas e projetos sérios. Ele ainda afirmou que o Brasil tem uma das quatro maiores democracias do mundo, junto com Estados Unidos, Índia e Indonésia, mas que é a "única democracia em que os resultados são proclamados no mesmo dia das eleições", com clareza, transparência, segurança e respeito à soberania popular.
Enaltecendo as urnas, Moraes lembrou que quatro presidentes foram escolhidos por meio desse sistema eletrônico, o que demonstra seu sucesso, sua transparência e sua confiabilidade.
Fonte: Portal Peperi
SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC
PM prende dupla por furto em residência em São Lourenço do Oeste
Mulher é agredida pelo companheiro em Palma Sola
Ônibus de São Lourenço do Oeste é alvo de vandalismo durante confusão em São José do Cedro
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo