A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta sexta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) celeridade na retomada do julgamento sobre a responsabilização das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários.

O julgamento foi suspenso em dezembro do ano passado após um pedido de vista do ministro André Mendonça. A data para retomada ainda não foi marcada.
Na petição enviada ao STF, a AGU afirma que o tema deve ser tratado como prioridade diante do anúncio da Meta (controladora do Instagram, Facebook e Whatsapp) de novas regras que podem flexibilizar o combate aos discursos de ódio.
Para o órgão, o novo modelo dos termos de uso das plataformas permite a disseminação de mensagens com teor racista, xenofóbico, misógino e homofóbico.
"Alterações promovidas pela recorrente em seus termos de uso, notadamente quanto à maior permissividade para o discurso de ódio contra grupos vulneráveis, violam o conjunto de fundamentos e soluções até aqui delineadas por essa Suprema Corte para o deslinde da controvérsia constitucional em relação a práticas criminosas", argumenta a AGU.
A AGU também pediu ao Supremo a juntada do documento que reúne as contribuições recebidas pelo órgão durante a audiência pública realizada em janeiro deste ano para debater a proteção dos direitos fundamentais nas redes sociais.
O plenário do STF julga dois processos que discutem a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet.
Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal discute a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de perfil falso de um usuário.
No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF julga se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.
Até o momento, três votos já foram proferidos no julgamento.
Fonte: Portal Peperi
Homem é preso com cocaína e ecstasy pela PM no interior de SMO
Produtos Ypê devem ter uso interrompido imediatamente, alerta Procon de SC
Facção agia de dentro de presídios em SC, expõe operação do Gaeco
Ciclone bomba congela temperaturas e Brasil terá mínima abaixo de – 5°C a partir desta sexta
Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na SC-157 em São Lourenço do Oeste
Homem é flagrado com cocaína durante abordagem da PM em Palma Sola
Unoesc promove competição de foguetes em SMO neste sábado
Itapiranga conquista Selo Diamante na Sala do Empreendedor
Obras no Aeroporto Hélio Wasum devem terminar antes do prazo em SMO
São João do Oeste avança em projeto de pavimentação no interior
Epagri promove Seminário Regional de Tilapicultura em São Miguel do Oeste
Delegacia de Itapiranga lidera número de prisões em flagrante em 2025 e 2026 na região