A AGU (Advocacia-Geral da União) aguarda um "sinal verde" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o Executivo possa recorrer, no STF (Supremo Tribunal Federal), contra a derrubada do decreto que aumentava as cobranças do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Na semana passada, o petista pediu para que o órgão analisasse possibilidades jurídicas para questionar a derrubada do ato no Congresso, que completa uma semana na próxima quarta-feira (2).
A pedido de Lula, a AGU estuda uma tese que será apresentada ao Supremo na qual o Ministério da Fazenda defende que o projeto de decreto legislativo aprovado pelo Congresso para derrubar o aumento do IOF é inconstitucional.
Como a CNN mostrou, a equipe ministerial está dividida sobre questionar a decisão da maioria do Parlamento. As áreas jurídica e econômica são favoráveis a uma reação jurídica. A área de articulação política, porém, é contrária.
Lula, porém, foi alertado a, antes de recorrer à Suprema Corte, dialogar tanto com o Legislativo quanto com o Judiciário, sob o risco de escalar uma crise política com os Poderes.
A ideia, como mostrou a CNN, é que o presidente se reúna com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e consulte ministros do STF sobre o tema.
PSOL aciona STF
Em outra frente, o PSOL protocolou, na última sexta-feira (27), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo pedindo a anulação da decisão aprovada pelo Congresso.
“Ao sustar o decreto presidencial sem que haja demonstração de qualquer transgressão aos limites constitucionais e legais, o Congresso Nacional extrapolou os contornos da Constituição”, argumenta o partido.
O ministro Gilmar Mendes chegou a ser sorteado para ser o relator da ação, mas pediu que o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, encaminhe a ação ao ministro Alexandre de Moraes, que é relator de outras ações sobre o tema.
Uma decisão de Barroso deve ser tomada nos próximos dias, ainda que o Judiciário esteja em recesso. Até lá, a ação fica parada no Supremo, sem análise.
Debate no Congresso
Em entrevista à CNN no sábado (28), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) debateram o tema.
Enquanto a petista disse que o Congresso foi “autoritário” e “extrapolou suas funções” ao derrubar o decreto do IOF, o parlamentar que hoje faz oposição ao governo defendeu que Lula corte cargos na estrutura da Esplanada para cumprir a meta de responsabilidade fiscal.
Fonte: Portal Peperi
Acusado de homicídio é condenado por lesão corporal seguida de morte em Campo Erê
Dança Catarina reúne estudantes e atrai grande público em São Miguel do Oeste
Berço Nacional intensifica preparativos para a 47ª Oktoberfest
Medidas de combate à dengue em Tunápolis mantém casos zerados em 2026
Tunápolis moderniza tratamento de água com novo sistema
São João do Oeste amplia equipamentos agrícolas para uso dos agricultores
Mulher que fingia ter 12 anos é condenada por estelionato e falsa identidade em SC
Justiça suspende retirada de indígenas de área próxima à Barragem de José Boiteux
Contran estabelece novas regras para fiscalização da Lei Seca no país
Morador de Iporã do Oeste relembra impactos da grande nevasca de 1965
Corrida do Soldado reúne mil inscritos neste domingo em SMO
Anchieta instala 70 novos contêineres para ampliar coleta de resíduos