A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizou, na tarde desta quinta-feira, 28, a solenidade oficial de inauguração das obras de revitalização e modernização do Aeroporto Municipal Hélio Wassun. O evento contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, além de autoridades estaduais, lideranças regionais e representantes da comunidade.
As obras receberam investimento de aproximadamente R$ 8,3 milhões, com recursos do Governo do Estado e contrapartida do Município de São Miguel do Oeste. Entre as melhorias executadas estão a revitalização da pista de pouso e decolagem, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, expansão da área de manobras, alargamento da faixa da pista e implantação de nova sinalização horizontal técnica.
Com a conclusão das obras, os voos já estão liberados no aeroporto, que volta a operar com mais segurança e estrutura adequada para atender demandas da aviação executiva, voos aeromédicos e operações de segurança pública.
Durante o evento, o governador Jorginho Mello destacou que o Governo do Estado vem investindo na revitalização dos aeroportos regionais para incentivar o retorno dos voos regionais em Santa Catarina.
Segundo ele, a proposta é criar rotas que conectem municípios do interior catarinense, fortalecendo a mobilidade e o desenvolvimento regional. “Nós queremos recriar os voos regionais. Vamos incentivar para voltar o que a gente já teve no passado”, afirmou.
O governador também explicou que o Estado pretende subsidiar as operações aéreas durante os primeiros anos, garantindo viabilidade econômica às empresas até a consolidação das rotas. Ainda conforme Jorginho Mello, o objetivo é modernizar a infraestrutura aeroportuária com melhorias como balizamento noturno, revitalização das pistas e adequações técnicas.
Além da inauguração do aeroporto, a agenda do governador no Extremo Oeste contou com anúncios de investimentos na área da educação. A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, destacou a entrega de notebooks para professores efetivos, uniformes escolares para estudantes e a revitalização de 19 escolas da região da Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste.
Luciane Ceretta também anunciou novas reformas e ampliações em unidades escolares, além da implantação de cursos técnicos e programas de escola em tempo integral. Conforme a secretária, mais de 500 escolas catarinenses passarão a contar com atividades de contraturno ainda neste ano.
Servidores de Guaraciaba terão capacitação sobre Setembro Amarelo
Fachin busca solução para crise no STF após cancelamento de sessão
Conder lança Programa 3C durante Seminário Regional de Compras
Alunos do Curso de Soldados participam de operação de fiscalização em São Miguel do Oeste
Jovens de Itapiranga realizam inspeção de saúde do exército nesta quinta-feira
Primeira Caminhada da Fé será realizada em outubro em São José do Cedro
São João do Oeste avalia mudanças no Plano Diretor
Produtores devem estar atentos a mudança na declaração do ITR em 2026
Câmara de São José do Cedro debate apoio a atingidos pelo temporal e aprova projetos
Vereadora pede informações sobre oferta do Implanon em SMO
Dino determina retorno de Andrei Rodrigues ao comando da Polícia Federal
Polícia investiga maus-tratos após bode receber bebida alcoólica e cigarro em Joinville