A adesão dos agricultores de São Miguel do Oeste ao programa municipal de recolhimento de carcaças de animais mortos aumentou cerca de 15% nos últimos 30 dias. A informação foi confirmada pelo secretário de Agricultura do município, André Zapani.
Desde o dia 14 de abril, quando o serviço foi terceirizado pela administração municipal, já foram recolhidas 26 carcaças em propriedades rurais da região. Segundo Zapani, foram 17 animais no mês passado e mais 6 nas primeiras semanas de maio.
O objetivo do programa é dar a destinação correta aos animais mortos e evitar riscos de contaminação ao rebanho e ao meio ambiente. “O produtor deve entrar em contato com a Secretaria, informar a situação e deixar a carcaça em um local de fácil acesso, fora do alcance dos demais animais”, orienta Zapani.
A coleta é feita por uma empresa contratada pelo município e o custo é 100% coberto pela administração. O descarte incorreto pode configurar crime ambiental, alerta o secretário.
Para solicitar o serviço, o produtor rural deve ligar para (49) 3631-2030 ou mandar mensagem pelo WhatsApp no número (49) 99123-4421. Após o contato, a Secretaria pedirá a abertura de protocolo, além de alguns dados do produtor, informações sobre o animal morto, número do brinco e fotos da carcaça.
A equipe da Secretaria avalia a solicitação e repassa à empresa responsável pela coleta. A retirada é feita em até 24 horas e, no momento da coleta, é preciso que alguém esteja presente para acompanhar e assinar o documento de recolhimento. Os funcionários da empresa não entram nas áreas internas da propriedade, por isso o local de descarte deve ser acessível.
Fonte: Portal Peperi
Candidatas a soberanas da 48ª Oktoberfest são homologadas
Caminhada da Primavera abre inscrições em cinco pontos de São Miguel do Oeste
Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste completa 40 anos
Homem é preso com mais de 100 quilos de carne no interior de São Miguel do Oeste
Epagri abre concurso com 40 vagas e salários de até R$ 16,9 mil em SC
Santa Catarina lidera Ranking de Competitividade dos Estados pela primeira vez
Polícia Civil registra aumento no número de pessoas desaparecidas no Extremo-Oeste
AMEOSC tem municípios entre os melhores do estado no IDEB 2025
Festival Raízes do Oeste reúne artistas da região neste sábado em São Miguel do Oeste
Novo Plano Diretor de Itapiranga prevê melhorias na zona urbana
Hemosc realiza coleta de sangue em SMO no dia 1º de setembro
Vereadores pedem ampliação de leitos de UTI em SMO