Itapiranga sediou neste final de semana mais uma edição do AcampaChefe, que reuniu aproximadamente 100 participantes entre chefes e dirigentes escoteiros de 17 municípios.
O evento teve foco na integração, aprendizado e troca de experiências entre os participantes, levando novas ideias e conhecimentos para os grupos escoteiros.
A cerimônia de abertura ocorreu no sábado, 16, no Complexo Oktober, e teve participação de autoridades como o Vice-prefeito, Elton Maldaner e o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Siqueira. Durante a manhã, os participantes realizaram a montagem de jangadas e, à tarde, fizeram a descida pelo Rio Uruguai, saindo do Porto AARUI até a Barra do Macaco, em Laranjeira. Foram 12 jangadas na atividade.
Após a travessia, o grupo seguiu até o Observatório Uruguai, para o tradicional Fogo de Conselho.
Na sequência, os participantes visitaram a cervejaria Lassberg, conhecendo o processo de produção e participando de uma degustação de chopp.
Já no domingo pela manhã, foi realizado um momento espiritual e de reflexão sobre o papel de cada pessoa no mundo e sobre as marcas deixadas pelas experiências vividas.
Em seguida, aconteceram três oficinas simultâneas, com rodízio entre os participantes. As atividades abordaram temas como canto de patrulha, construção de jangadas, incluindo montagem de maquete, e as atualizações do novo Método Escoteiro, baseado em princípios e práticas voltados à educação dos jovens, além de oficinas de canções escoteiras. O encerramento ocorreu após o almoço de domingo.
Para Álvaro César Bagestão, coordenador do AcampaChefe, o evento foi atingiu os objetivos planejados. “Foi um evento de grandes aprendizados, fortalecimento de laços e novas amizades que seguem se consolidando em prol da missão de educar e contribuir na formação de nossas crianças e jovens. Tudo isso só foi possível graças ao grande empenho e dedicação dos voluntários e membros do Grupo Escoteiro Pedra Vermelha, aqui de Itapiranga”.
Rotary Club de São Miguel do Oeste empossa nova diretoria para o ano rotário 2026/2027
Livro sobre Olímpio Dal Magro resgata a história de um dos pioneiros de São Miguel do Oeste
Arraial Cedrense movimenta São José do Cedro com programação cultural e entrada gratuita
Estatais acumulam déficit de R$ 7,4 bilhões até maio, aponta Banco Central
Adolescente que matou colega em escola de Chapecó será internado, decide Justiça
Justiça determina suspensão de anúncios contra Jorginho Mello nas redes sociais
Campo Erê lança pedra fundamental de laboratório fitoterápico com investimento de R$ 4,5 milhões
Semana dos Pioneiros reúne 4 mil idosos em Itapiranga
Sindicato dos Produtores Rurais diz que Plano Safra deixou a desejar em vários pontos
Autuações por embriaguez ao volante caem 20% nas rodovias do Extremo Oeste em 2025
Grêmio Alto Guamerim recebe Vasco do São Sebastião na decisão do Campeonato Master
Ex-prefeito de Itapiranga morre em Florianópolis