O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria durante votação nesta sexta-feira, 09, para tornar rés mais 70 pessoas envolvidas na invasão e na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Esse é o sétimo bloco de julgamentos, sendo que os processos se iniciaram em 2 de junho.
Os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes, pela abertura do inquérito. O ministro Nunes Marques também acompanhou o voto de Moraes, mas com ressalvas.
Até o momento, sem considerar o resultado do julgamento no plenário virtual, que termina às 23h59 de hoje, 1.176 pessoas já se tornaram rés no inquérito que investiga os ataques em Brasília.
STF tem duas linhas de investigação sobre 8 de janeiro
Dois inquéritos principais sobre o tema tramitam no Supremo. Um deles apura o planejamento e a responsabilidade intelectual das invasões; o outro investiga os participantes da invasão que não foram presos em flagrante durante os atos extremistas nas sedes dos Três Poderes.
No último dia 29, a Corte tornou réus outros 131 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por terem instigado os atos extremistas.
Confira abaixo o período dos julgamentos anteriores e do atual:
100 denunciados (de 18 a 24 de abril)
200 denunciados (de 25 de abril a 2 de maio)
250 denunciados (de 3 a 8 de maio)
245 denunciados (de 9 a 15 de maio)
250 denunciados (de 16 a 22 de maio)
131 denunciados (de 23 a 29 de maio)
70 denunciados (2 a 9 de junho)
Após denúncias recebidas, começam as ações penais
Com as denúncias recebidas, agora serão instauradas ações penais. Os processos, então, terão seguimento com a fase de coleta de provas, que inclui os depoimentos das testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo específico para ocorrer.
Fonte: Portal Peperi
São Miguel do Oeste entrega kits de artesanato para grupos de mulheres
Operação intensifica fiscalização do transporte agropecuário em Palmitos e São Carlos
Governo prorroga Novo Desenrola Brasil até 31 de agosto
Gaeco investiga influência de facção nas eleições de 2024 em Itapoá
Vizinho ouve gritos e homem é resgatado após oito horas soterrado em SC
Governo negocia vetos à MP do Frete antes da sanção
Mais de 700 mil descargas elétricas foram registradas no RS nesta terça-feira
Obras de asfaltamento seguem em execução no interior de Barra Bonita
Cão farejador da PRF encontra mais de 500 quilos de maconha escondidos em carreta na BR-282
Tornado deixa feridos no Rio Grande do Sul
Secretaria de Obras realiza tapa-buracos e instala quebra-molas em Guaraciaba
CONDER define programa para beneficiar pequenas empresas em licitações